Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ENFERMAGEM: DESAFIOS, FRAGILIDADES E POSSIBILIDADES
Franciele Foschiera Camboin, Jolana Cristina Cavalheiri, Giovanna Carolina Guedes, Daisy Cristina Rodrigues, Jonatan Scherer, Guilherme Augusto Borgert, Andressa Larissa Dias Muller Souza, Caroline Berté, Daniela Patrícia Tres, Pecy Mary de Almeida Lopes, Gabriela Seimetz, Adriana Staziaki Kovaleski, Flávia Boaretto, Ana Paula Dias, Érica Rosa Silva Zanini, Linamari Ferreira, Abenildes Silmara Mello

Resumo


A universidade tem por fim formar recursos humanos e produzir conhecimentos por meio da pesquisa, principalmente as universidades públicas, que atendam as necessidades da sociedade onde está inserida, acreditamos ser de responsabilidade do Curso de Enfermagem da UNIOESTE, contribuir com a formação de profissionais licenciados capacitados para atuar na educação básica e na educação profissional em Enfermagem. Desta forma, a formação do licenciado se desenvolve no transcorrer do Curso de Graduação, buscando garantir a articulação entre os diferentes âmbitos de conhecimento profissional e da formação pedagógica, articulando as dimensões teóricas e práticas da formação do mesmo UNIOESTE, 2006. Acredita-se que o processo de formação do licenciando passa a envolver uma troca de conhecimentos entre os diferentes níveis de formação educacional. Por meio da imersão na realidade escolar, proporcionada pela iniciação à docência, o licenciando deverá ter consciência de que o processo do dia a dia da escola, não é tão distinto do de sua formação para o exercício da licenciatura. A iniciação a docência possui também a conotação de para além de formar cidadão críticos-reflexivos, formar licenciados com habilidades e competências capazes de lidar com conflito, decepções e desafios do dia a dia na escola. O Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste existe desde 1978, portanto há 32 anos, sendo a licenciatura incorporada desde a sua implantação. O acadêmico do curso de enfermagem passa a ter contato com a realidade escolar durante o terceiro ano do curso, em disciplina que contempla 136 horas/aulas, sendo estas atividades realizadas em séries da educação fundamental e médio, já no quarto ano o aluno passa a ter contato com a realidade da educação profissional durante aulas práticas supervisionadas, na disciplina de prática de ensino II, com uma carga horária de 264 horas, durante as quais há inserção no ensino profissionalizante de enfermagem e nas ações de educação continuada tanto no nível hospitalar quanto em instituições de atenção a saúde extra hospitalar. No ano de 2011, o curso de enfermagem da Unioeste foi contemplado pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), projeto subsidiado pela Capes (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior). O subprojeto PIBID do curso de enfermagem é desenvolvido em duas escolas públicas situadas em uma cidade da região oeste de Paraná, participam quatorze acadêmico, uma coordenadora e um professor supervisor de cada escola. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: Objetivou-se apresentar as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos no subprojeto de enfermagem do PIBID 2011 no período de julho a dezembro de 2011. Embora grande parte das atividades tenham sido previstas para serem realizadas na escola, algumas atividades foram programadas para acontecerem na universidade. Como a realização de reuniões de trabalho periódicas que possibilitaram a troca de experiências com os demais, conhecer as ações realizadas, das quais não tiveram oportunidade de fazer parte, planejamento, acompanhamento e avaliação das atividade previstas em cronograma. Estas nos possibilitaram conhecer os documentos e projetos que norteiam e ação docente nas escolas e visualizar os temas da saúde nas matrizes curriculares da escola de ensino fundamental. Também realizamos reuniões semanais em cada escola: fizemos reuniões com o Coordenador do curso de Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto- CEEP e com o diretor, bem como na escola de ensino fundamental fizemos reuniões com a direção e equipe pedagógica. As reuniões resultaram na confecção dos seguintes projetos: O primeiro se trata de um projeto de pesquisa com título: Conhecendo o ensino técnico em enfermagem de uma escola pública da região oeste do Paraná; o segundo intitulado: educativas visando a prevenção de acidentes de trânsito; o terceiro trata-se de uma atividade de Educação Continuada em Saúde para os servidores públicos do Centro Estadual de Educação Profissionalizante; e o quarto projeto é um projeto de ensino viabilizando a realização de oficinas em contra turno com a temática: Educação em Saúde no Ensino Fundamental, tendo como público alvo os alunos de sétima e oitava séries. Concomitantemente foram organizadas na escola de ensino fundamental visitas técnicas com os alunos ao Laboratório de Anatomia, as Clínicas de Odontologia e Fisioterapia e também aos Laboratórios de Engenharia Agrícola e Engenharia Civil da Unioeste. Além das atividades em sala de aula, houve a participação do PIBID na Exposição dos cursos técnicos do Centro estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Netto-Expoceep, que aconteceu com a exposição sobre tabagismo, utilizando uma boneca que fuma (emprestada pelo Laboratório de enfermagem da Unioeste) objetivando abordar e esclarecer sobre o uso/abuso de cigarro e tabaco. A boneca utilizada como material lúdico, demonstra o acúmulo de resíduos do cigarro que ficam presos em um tubo de ensaio formando a coloração preta que exemplificam o depósito de carbono nos pulmões. Quanto a participação na feira de ciências da Escola Estadual Marilis faria Pirotelli, os alunos abordaram a mudanças do corpo humano na puberdade, contracepção e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, levando os métodos contraceptivos mais comuns e 2 próteses de pelve masculina e feminina como material ilustrativo. Quanto as atividades em sala de aula em ambas as escolas contemplam observação, cooparticipação e regências. RESULDADOS E RECOMENDAÇÕES: Como êxito foi possível ampliar espaços de atuação nas disciplinas específicas da licenciatura do curso de enfermagem da escola de ensino técnico e permitiu aos alunos experienciar a ação docente e verificar a necessidade de criar materiais didático-pedagógico para as aulas do próximo ano, possibilitando a articulação da prática educativa na formação do enfermeiro. Também foi possível estreitar a interação com a escola de educação profissionalizante analisando documentações que permeiam a ação docente e ampliando o contato com escola de educação fundamental por meio de práticas educativas realizadas com a comunidade escolar. REFEÊNCIAS UNIOESTE. Projeto Político Pedagógico do curso de Enfermagem/Campus Cascavel, 2006. Material não publicado.