Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Sônia Akemi Yokoyama Kabuki, Marilda Martins Campos, Kelly do Socorro Machado Lopes Cardoso, Ana Denise da Silva Monteiro, Sonia Arias Bahia

Resumo


A formação continuada e integrada dos trabalhadores da saúde pública constitui-se um dos grandes desafios para a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS. Compreende-se que é necessário ampliar os esforços de valorização, capacitação e qualificação dos servidores com ações alternativas aos eventos tradicionalmente desenvolvidos em sala de aula, geralmente centrados em atividades pontuais e isoladas, partindo-se para a instituição de uma cultura de formação e desenvolvimento contínuos, em que os trabalhadores aprendem uns com os outros e compartilham experiências, conhecimentos, inovações e melhores práticas, visando solucionar problemas interpessoais e organizacionais que se configuram como entraves para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. O foco dos processos de desenvolvimento e capacitação nessa perspectiva vai além do trabalhador visto isoladamente. Está voltado para o desenvolvimento da capacidade de aprendizado da organização, criando situações que permitam a discussão de problemas comuns e a busca de soluções, por meio da aprendizagem coletiva. O PROJETO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE desenvolvido pela equipe técnica da Gerência de Formação e Desenvolvimento do Trabalhador, vinculada à Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SESPA, é uma experiência integrada de gestão do trabalho com ações de educação em saúde que se propõe a investir na formação continuada e integrada aos trabalhadores da saúde pública, levando o conhecimento ao seu local de trabalho, transformando esses espaços em “ambientes de aprendizagem”. Nesse sentido, o “Itinerante” tem como principais objetivos: proporcionar formação continuada aos servidores da SESPA no seu local de trabalho visando à integração profissional e a intervenção qualificada no âmbito do SUS; aprimorar a qualidade dos serviços e promover a melhoria das condições de trabalho com vistas ao atendimento humanizado nos serviços de saúde oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); ampliar e favorecer espaços para o diálogo e a troca de saberes entre os servidores; discutir os preceitos do SUS e sua operacionalização nos diferentes níveis de atenção à saúde; refletir sobre a importância do desenvolvimento de ações integradas na área da saúde na perspectiva da interdisciplinaridade, pautadas em princípios éticos e voltadas à construção da cidadania; favorecer as relações interpessoais com vistas à melhoria do clima organizacional. O “Itinerante” se desenvolve a partir de palestras, seminários, salas de diálogos, grupos de reflexão, oficinas, vivenciais com foco nas relações interpessoais e mediação de conflitos no espaço organizacional criando possibilidades de ampliação dos debates de temas relevantes na área da saúde e de trocas de vivências, promovendo, dessa forma, não apenas a disseminação de conhecimentos entre os servidores, mas, também, o autoconhecimento, a integração e o fortalecimento do trabalho numa perspectiva interdisciplinar. As ações do projeto atendem tanto às demandas e requisições das equipes de saude das diferentes unidades de serviço quanto à identificação de necessidades por parte da equipe executora do projeto. Dentre os temas abordados pelo Itinerante destacam-se: Qualidade no Atendimento aos usuários do SUS, Ética no Trabalho, Humanização do atendimento no SUS, Assédio Moral, Qualidade de Vida no Trabalho, Autoconhecimento e Planos para o Futuro, Prevenção e controle da Hipertensão e do Diabete, Regime Jurídico Único do Servidor Público, Avaliação do Estágio Probatório do Servidor da SESPA. As ações do projeto estão voltadas a todos os servidores públicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), incluindo gestores, técnicos, agentes administrativos e equipes de apoio com atuação nos mais longínquos municípios que integram as oito macrorregiões do estado. Implantado em 2009, o Itinerante iniciou suas atividades a partir de um projeto-piloto desenvolvido em unidades de saúde da capital – Belém, vinculadas à SESPA com características peculiares. A escolha das unidades nesse primeiro momento considerou o perfil dos trabalhadores e a localização geográfica da unidade de saúde, como por exemplo, o Hospital Regional Abelardo Santos, localizado no Distrito de Icoaraci, distante 25 km da capital. O Hospital atende, além dos moradores do Distrito, a população das regiões ribeirinhas e ilhas próximas. De 2009 a 2011, as ações do Itinerante atingiram em torno de 300 trabalhadores. A meta até 2014 é atingir 100% do universo de setores da SESPA buscando capacitar 25% do total de servidores em cada ano no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2014. A avaliação das ações do projeto vem sendo feita de forma processual identificando-se as dificuldades e obstáculos em cada etapa, com vistas à definição de estratégias conjuntas de superação e execução das atividades envolvendo gestores, servidores e equipes. Os resultados alcançados, medidos pelo grau de satisfação dos trabalhadores e dos usuários, evidenciam que as ações do projeto têm contribuído para o maior acúmulo de conhecimento entre os servidores participantes, melhor integração entre trabalhadores e gestores, melhoria do clima organizacional, redução dos conflitos e atendimento humanizado aos usuários do SUS. Os resultados têm parametrado a definição de novas ações do projeto com vistas a alcançar os trabalhadores de outros municípios do estado do Pará, constituindo-se este num dos seus principais desafios. Considera-se, portanto, que a relevância do projeto reside tanto nas possibilidades de romper com o distanciamento geográfico que dificulta o deslocamento dos trabalhadores para a capital em busca de capacitação / qualificação profissional, quanto pela possibilidade de promover o debate coletivo, a reflexão e a intervenção qualificada dos trabalhadores no enfrentamento dos complexos problemas de saúde que afetam a população. Os dois anos de vigência exitosa dessa experiência, apresentando resultados promissores no campo da gestão do trabalho e da educação na saúde no estado do Pará, demonstram ser possível a sua reprodução, sustentabilidade e impacto potencial na Região Amazônica.