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YOUHUPE: Oportunidade de desenvolvimento de competências gerais das diretrizes curriculares a partir de estratégia didática com filmes.
Resumo
Caracterização do problema: O YOU HUPE é uma atividade realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA) sob responsabilidade do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Residente (NAPPRE) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Iniciada em março de 2009, surge a partir da avaliação da equipe do NAPPRE de dados coletados nos instrumentos de avaliação de risco de adoecimento preenchidos pelos residentes que ingressam nos programas de Residência em Saúde e das outras atividades (em grupo e individual) desenvolvidas por este núcleo desde 2005. O projeto encontra sustentabilidade para sua proposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nas Políticas de Qualificação Profissional e na Política Nacional de Educação Permanente (EPS). O Ministério da Saúde, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2001, tem por objetivo formar profissionais de saúde com competência para atuar em equipe, em diferentes cenários de prática, com habilidade de comunicar-se com pacientes, familiares e equipe oferecendo cuidado integral e de qualidade exercitando a Educação Permanente em Saúde (EPS), em cenário de prática e valorizando experiências do cotidiano como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Por entender que o cinema é um grande dinamizador do imaginário em nossa cultura, no qual mantem viva e ativa a consciência sonhadora e imaginativa de quem o aprecia, que na educação dos profissionais da saúde a experiência de aprendizagem potencializada pela estética da imagem permite o (re)conhecimento de si e do mundo e favorece a criatividade na resolução de problemas; o YOUHUPE surge como uma estratégia de Educação Permanente em Saúde por meio de exibição de filmes que acolham a demanda dos residentes, os quais expressaram o desejo por atividades de lazer que envolvessem pessoas de diferentes categorias profissionais. Sua relevância está no potencial para promover integração de lazer e aprendizado, promover a multidisciplinaridade, a pactuação ética, a ampliação da responsabilidade cidadã e a qualificação profissional.As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da saúde homologadas em 2001 pelo Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e Cultura objetivam, entre outras coisas, a formação de profissionais que estejam preparados para serem inseridos nos diversos cenários de atuação, trabalharem em equipe, comunicarem-se adequadamente com paciente, família e equipe e estarem inseridos socialmente. A Educação Permanente em Saúde (EPS) prioriza a formação do profissional de saúde a partir do olhar da experiência acumulada de cada história individual e/ou coletiva para o alcance da reflexão das práticas, implicação no processo de trabalho e (re) construção das práticas de cuidado, do Sistema Único de Saúde e da educação.A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) estimulam e apóiam instâncias de preparação de profissionais da área da saúde promovendo a busca da integração dos setores da Saúde e da Educação para o fortalecimento das instituições formadoras, no interesse do SUS, e para a adequação da formação profissional às necessidades da saúde da população. Vivemos nas últimas décadas uma acelerada, intensa e radical transformação tecnológica que, entre outras conseqüências, tem proporcionado um crescimento acentuado do acesso à informação. Há um estímulo à busca, organização, sistematização e progressão de conhecimentos no mundo virtual, valorizando a imagem, a cena, a história contada pela técnica cinematográfica, acessível na produção e no consumo a todos aqueles que possuem um simples celular no bolso. Sobrevivendo à avassaladora realidade do mundo virtual, segue o cinema, da imagem à narrativa, como grande dinamizador do imaginário em nossa cultura, o contador coletivo das histórias da nossa época, fonte inesgotável e paradoxal de narrativas triviais e míticas. Na educação dos profissionais da saúde, a experiência vivida potencializada pela experiência estética da imagem, compartilhada entre pares da saúde, permite um (re) conhecimento de si e do mundo favorecendo a aptidão para abertura a todos os problemas e criatividade para alcançar potenciais soluções. O YOU HUPE é uma estratégia de educação pela sensibilidade, com potencial para cultivo à consciência individual, inserção social, integração multidisciplinar, pactuação ética, ampliação da responsabilidade cidadã e qualificação profissional. Descrição da Experiência: Exibição de filmes e documentários que acontece regularmente na terceira quinta-feira de cada mês, de fevereiro a novembro, com duração média de 2 horas e demanda um planejamento detalhado compartilhado entre os profissionais de saúde e o acadêmico bolsista que contempla escolha do tema e do filme relacionados à formação do profissional de saúde e à prática do cuidado, levantamento dos tópicos a serem refletidos no debate, escolha dos mediadores (preceptor e residente envolvidos com o tema), divulgação nos serviços e unidades acadêmicas, definição e organização do espaço, recursos materiais e alimentação. A exibição do filme do grande circuito ou vídeo por 40 minutos aproximadamente é realizada em ambiente similar à sala cinematográfica (anfiteatro refrigerado, com 40 lugares, sessão de projeção realizada no escuro, tela de 4m x 4m). Após a exibição promovemos um debate mediado por profissionais da área de saúde e/ou educação, que estejam diretamente envolvidos com o tema. Com o objetivo de promover conforto aos participantes e estimular maior participação no horário de almoço, para não interferir nas tarefas de rotina desenvolvidas nos serviços, oferecemos um lanche individual. A seleção da temática considera o contexto das atividades, a relevância do momento atual e a sinalização de residentes e preceptores nos diferentes encontros com a equipe da CDA / NAPPRE. Os temas incluem cuidados paliativos, relação profissional de saúde-paciente, liderança em saúde, mortalidade materna, solidariedade / doação de órgãos, eutanásia / distanásia, políticas de saúde, trabalho em equipe e outros sugeridos pelos programas de residência em saúde. São convidados a participar os Residentes das áreas de Saúde do HUPE (enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social), seus Preceptores e Coordenadores do Programas de Residência ( aproximadamente 300 profissionais de diferentes áreas do conhecimento) e funcionários da CDA / NAPPRE (profissionais docentes ou técnico administrativos) do Hospital Universitário Pedro Ernesto /UERJ. Compreendemos que o impacto “extensionista” desta atividade se correlaciona com o potencial de amplificação do conceito de educação e transformação social pelas imagens.Efeitos da Experiência: Com a crescente participação do público no YOUHUPE, a reflexão sobre o processo de trabalho pelos residentes, coordenadores e preceptores é intensificada; assim como o fortalecimento das práticas coletivas de cuidado e formação e a valorização da capacitação dos profissionais que vivenciam a mediação do debate. Como reflexo do reconhecimento, o YOUHUPE foi aprovado como projeto de Extensão Universitária com a oferta de bolsa para graduandos de cursos que exercitam práticas inovadoras de ensino. Atualmente integra a programação da Semana de Ambientação dos Residentes e desde 2010 foi incorporada como atividade obrigatória do curso de extensão Formação Pedagógica para a Prática da Preceptoria desenvolvido na instituição. Recomendações: Os resultados esperados vão de encontro ao aumento significativo da participação e produção dos residentes, coordenadores e preceptores de diferentes especialidades e funções nos programas de residência na atividade. Neste sentido objetivamos a promoção do auto-cuidado e a melhoria da qualidade do cuidado dentro desta Instituição. Esse tipo de atividade integrando a formação profissional em saúde por meio de metodologias ativas, problematização e aprendizagem significativa estimula a reflexão podendo contribuir para a (re)construção das práticas de cuidado conforme princípios e diretrizes do SUS.