Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NA INTERSETORIALIDADE: SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO/NÚCLEO DE SAÚDE ESCOLAR (NSEC) 8
Lucia Maria Santos Brandão, Leila Maria de Oliveira, Rejane Matheus Corrêa, Marilda Vieira de Araújo

Resumo


O Núcleo de Saúde do Escolar 8 (NSEC8) do município do Rio de Janeiro é composto por profissionais da SMSDC/ CAP 5.1 (Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil /Coordenadoria da Área Programática 5.1), 8ª CRE (Coordenação Regional de Educação) e 8ª CAS (Coordenadoria de Assistência Social), e trabalha pelo “Programa Saúde na Escola” (PSE) – no município do Rio de Janeiro: “Programa Saúde na Escola e na Creche”- com 72 unidades escolares, dentre as quais estão incluídas 21 creches, as quais estão vinculadas a 22 unidades de saúde e 61 Equipes Saúde da Família. As unidades escolares são cobertas por 5 Centros Regionais da de Assistência Social (CRASs) e 1 Centro Regional Especializado da Assistência Social (CREAS). O NSEC8 vem realizando reuniões periódicas – em torno de 3 encontros mensais – com a participação de representantes das 3 instituições que compõem o núcleo para planejamento, avaliação, articulação de parcerias, e definição de fluxos e encaminhamentos a serem realizados; tem promovido reuniões semestrais de planejamento para desenvolvimento de ações voltadas para a comunidade escolar com a presença de representantes das unidades escolares, e respectivas unidades de saúde e CRAS de referência, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de outros parceiros locais, agrupando-se segundo mapeamento realizado pelo núcleo, com base no Território Integrado de Atenção à Saúde (TEIAS). Através do núcleo foram organizados eventos e oficinas/treinamentos para os profissionais da saúde, educação e assistência social, planejados em função de dados epidemiológicos locais e de acordo com as necessidades percebidas nos processos de trabalho dos profissionais envolvidos. Percebeu-se maior rapidez e resolutividade das demandas surgidas nas unidades escolares nas situações de urgência/emergência e nos casos de vulnerabilidade social com a articulação e integração das 3 instituições através do NSEC 8. Também as reuniões de planejamento territoriais promoveram maior aproximação entre unidade escolar, unidade de saúde e equipamentos sociais.