Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A Dramatização como forma de Avaliação do Curso Introdutório da Clínica da Família Pe. José Azevedo Tiúba
Erica Silva Zanardi, Leandro Arantes Moreira, Jaciano Gomes Santiago, Marcia Fernandes Luccas, Oscarino Barreto Junior

Resumo


Este trabalho objetiva relatar experiência exitosa de avaliação do conteúdo abordado no curso introdutório através de uma atividade lúdica. Para tanto utilizamos como metodologia: a dramatização (teatralização) de uma situação real ou inspirada na realidade e que pode ser explorada pedagogicamente.Um dos conteúdos trabalhos no curso foi a evolução do Sistema de Saúde no Brasil e o advento do SUS e do Saúde da Família. Para esses profissionais, principalmente, os Agentes Comunitários de Saúde, a noção do “direito” a saúde apenas se configurou como palpável com essa primeira introdução aos preceitos do SUS. Fizemos um contraponto entre o SUS que temos e o SUS que queremos e solicitamos que fizessem/montassem um peça abordando como era o período pré-SUS e o pós-SUS. Resultados: avaliamos como positiva a atividade pois permitiu criar uma situação empática entre os participantes; trazer a realidade social para a sala de formação; trouxe a capacidade da equipe de se exprimir com liberdade e com segurança; Outro ponto positivo foi o planejamento da dramatização, onde os participantes definiram os as características dos papéis que foram atribuídos a cada profissional; durante a representação o grupo de análise registrou as observações. Conclusão: Neste tipo de avaliação a dramatização tem aspectos positivos a considerar: motivou para diferentes formas de expressão; suscitou o conhecimento dos profissionais entre si; gerou climas afetivos e conduziu a mudanças nos comportamentos; a comunicação total, desbloqueando situações-problema e favorecendo o processo de ensino aprendizagem.