Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A Experiência do Setor de Acolhimento da Policlínica Piquet Carneiro(PPC) / UERJ
Elaine Machado Silva, Almerinda Moura, Talita Leal, Ligia Felix

Resumo


Este trabalho apresenta a experiência do setor de Acolhimento da PPC/UERJ, organizado a partir dos parâmetros preconizados pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. O acolhimento como diretriz e dispositivo de interferência nos processos de trabalho em saúde proposto pela PNH é uma prática que deve se fazer presente em todos os serviços, através de seus profissionais, como parte do processo de produção de saúde e algo que qualifica a relação e que, portanto, é passível de ser apreendido e trabalhado em todo e qualquer encontro no serviço de saúde. O acolhimento proposto pela PNH entende a saúde como processo, e se propõe a enxergar a saúde-doença para além do aspecto biológico, através de uma relação humanizada entre os trabalhadores de saúde e os usuários do serviço. Em 2009, é criado na PPC o setor de Acolhimento como um espaço voltado a facilitar o acesso dos usuários tanto aos serviços de saúde da própria unidade quanto da rede de saúde como um todo. A necessidade da criação deste setor deu-se em função das próprias condições presentes na unidade com a extinção de vários ambulatórios dado o déficit crescente de profissionais. O funcionamento do Acolhimento demanda um mapeamento contínuo e atualizado da rede de saúde, bem como o contato permanente com todos os ambulatórios e setores da unidade visando a sensibilização dos profissionais para a necessidade da responsabilização frente às demandas de saúde dos usuários. Assim, os objetivos do Acolhimento são: garantir o direito de acesso à saúde integral dos usuários; ofertar um atendimento acolhedor e resolutivo, que se propõe a ouvir as demandas dos usuários e encaminhá-las quando necessário; referenciar de acordo com a regionalização, os usuários que buscam serviços que não se encontram disponíveis na PPC; reorganizar o processo de trabalho, que passa a ter como eixo uma visão ampliada da saúde cuja intervenção incorpora os saberes e práticas da equipe multiprofissional – Serviço Social, Enfermagem e Medicina; constituir um campo de formação e treinamento profissional para alunos da universidade. Ressalte-se que as ações descritas são as principais demandas atendidas pelo setor de Acolhimento, mas recebe outras requisições específicas e que são compreendidas como parte do trabalho do acolhimento que tem como pressuposto oferecer sempre uma resposta efetiva frente ao problema de saúde apresentado pelo usuário.