Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DA UFSJ EM AÇÃO EDUCATIVA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia, Virginia Junqueira Oliveira

Resumo


Trata-se de um relato de experiência numa abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, a partir da aplicação de um instrumento de avaliação do evento, com perguntas semi-estruturadas, aplicadas a alunos envolvidos em um processo de ensino-aprendizagem ocorrido durante uma ação educativa interdisciplinar com professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). A ação educativa aconteceu na Praça do Santuário no município de Divinópolis-MG em parceria com a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste Mineiro (ACCCOM) e outras instituições. Nesta atividade foi apresentado vídeo sobre palpação das mamas e música intitulada “Toque de mamas”, além de distribuição de folders e orientação individual e coletiva à comunidade. Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas do projeto sob orientação dos professores. A ação educativa enquanto método de aprendizagem teve como objetivo sensibilizar os alunos para o conhecimento e busca de informação sobre o câncer de mama e, desenvolver nestes, habilidades e atitudes exigidas na clínica e na atuação junto à comunidade, em níveis de promoção de saúde e prevenção de doenças. Objetivou-se, ainda, uniformizar condutas, atualizar conceitos, orientar as práticas, qualificar e sistematizar a assistência e padronizar ações e procedimentos. Os dados foram analisados pelo conteúdo segundo Bardin (2009) e mostram que o evento foi avaliado pelos discentes como dinâmico, organizado e estruturado sendo considerado uma ação eficaz para conscientizar as mulheres sobre a importância da prática do auto-exame e do exame clínico das mamas. Os alunos relatam aprendizagem significativa e sugerem outras iniciativas de promoção à saúde visto que a taxa de morbimortalidade por câncer de mama é alta. Projetos dessa natureza são importantes e favorecem o desenvolvimento dessa metodologia de ensino usada na UFSJ, visto que no processo de ensinagem, os conhecimentos são tomados como parte de um quadro teórico/prático global de uma área. Essa estratégia contém uma determinada lógica que leva a uma forma específica de percepção, pensamento, assimilação e ação, permitindo melhor preparo dos alunos para a atuação profissional. Descritores: Neoplasias da mama; Relações comunidade-instituição; Saúde da mulher; Educação em saúde.