Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA PELA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS: ADAPTAÇÃO DO INSTRUMENTO EUROPEP PARA GRANDES CENTROS URBANOS BRASILEIROS
Ana Laura Brandão Motta

Resumo


No Brasil, durante as últimas décadas, mudanças foram realizadas na organização do sistema de saúde, e a atenção básica (AB) obteve destaque, com a introdução de programas inovadores com objetivos de realizar mudanças no modelo assistencial como o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e o Programa de Saúde da Família. A consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF) trouxe a necessidade de qualificação da AB ofertada à população, tornando necessário dessa forma o desenvolvimento de ferramentas que permitam a avaliação da Estratégia. A satisfação com os cuidados de saúde é um conceito multidimensional e pode ser caracterizada como uma avaliação individual de várias dimensões dos cuidados de saúde, desde aspectos relacionados ao acesso, infra-estrutura, organização dos serviços, interação usuário-profissional, até resultados em saúde. O objetivo do presente estudo foi adaptar um instrumento de avaliação da satisfação do usuário, adequado à ESF, tendo por base o instrumento europeu de avaliação da qualidade em APS o European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care (EUROPEP), que é um instrumento de medição da satisfação dos usuários de serviços médicos de medicina geral e familiar na Europa. O presente estudo foi composto por duas fases. Uma de revisão e adaptação do instrumento (tradução do questionário, reuniões de consenso com profissionais da ESF, com usuários e ACS e pré- teste). A segunda fase foi a aplicação do instrumento a uma amostra representativa dos usuários da ESF no município do Rio de Janeiro. Os usuários entrevistados eram mulheres em sua maioria (84%), com faixa etária média entre 30 a 39 anos e baixa escolaridade (53% não possuíam o ensino elementar completo). Na auto percepção de saúde, 40% dos entrevistados indicaram saúde regular. O indicador Relação e Comunicação entre profissional e usuário foi o que mais se destacou positivamente. O indicador chave Organização dos Serviços foi o que recebeu a pior avaliação em comparação aos outros. A pior avaliação de todas as perguntas foi o tempo de espera para consulta (56% dos usuários não estavam satisfeitos). Ao final da entrevista o usuário era convidado a expressar opiniões e sugestões do que precisava ser melhorado no Centro de Saúde. Vale ressaltar que as sugestões de melhorias propostas para a unidade são em sua maioria factíveis, não demandam grandes investimentos financeiros e sim reorganização dos processos de trabalho, bem como otimização dos fluxos internos do centro de saúde. Como potencialidade do método, destaca-se ser um instrumento de fácil manejo e rápida aplicação, que pode ser utilizado rotineiramente para monitoramento da ESF, e comparação entre unidades de Saúde da Família e entre municípios, e, principalmente, na mesma unidade de saúde ao longo do tempo, representando, assim, uma importante ferramenta para a institucionalização da avaliação na ESF.