Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A inserção do Profissional de Educação Física na Estratégia Saúde da Família: explorando uma cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro
Gabriela Neiva, José Cristiano Paes Leme da Silva, Erik Imil Viana Farani, Amanda Martins

Resumo


Este estudo em andamento tem o objetivo de analisar a inserção do profissional de Educação Física (EF) na Estratégia Saúde da Família (ESF) de uma cidade do sul do Estado do Rio de Janeiro. A resolução 218/1997 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) reconhece os profissionais de EF como profissionais da saúde, sendo a EF reconhecida como área de conhecimento e de intervenção envolvida com a promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde no contexto da Saúde Coletiva. A Portaria 154 do Ministério da Saúde (BRASIL, 2008) criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), apoiando a inserção da ESF e formalizando a inserção de outros profissionais nas equipes NASF, entre eles, o profissional de EF. Até o presente momento, o levantamento de dados relacionados à situação de saúde da cidade no sítio virtual e a realização de uma entrevista individual em profundidade com o único profissional de Educação Física atuante na ESF nos permitiram inferir que: (a) o único NASF da cidade foi implantado no ano da publicação da portaria (2008), há quatro anos, e as mais de oitenta unidades de saúde da família requerem pelo menos, conforme este documento, quatro Núcleos, indicando a insuficiência do trabalho deste NASF; (b) o entrevistado sente a necessidade de um modelo a ser seguido para nortear a sua intervenção, indicando o que o conhecimento teórico e metodológico sobre Promoção da Saúde, bem como sobre a Política Nacional da Promoção da Saúde (PNPS) ainda é incipiente na área da EF; (c) a “falta de aceitação” consta entre as maiores dificuldades relatada na entrevista, visto que outros profissionais das Unidades de Saúde não costumam encaminhar os assistidos ao profissional de EF; (d) quando questionado sobre sua visão acerca da importância da EF na Promoção da Saúde, o informante destacou aspectos relacionados à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, indicando uma visão tradicionalmente centrada no modelo médico, desatrelada de questões socioambientais: “... uma das coisas mais importantes é o trabalho do profissional de Educação Física na área da saúde. Porque tendo uma melhor qualidade de vida, ele [o paciente] vai diminuir a ida às unidades de saúde, vai diminuir medicamentos e isso também diminui custos pro município”. A pesquisa sinaliza a necessidade de reforçar a formação profissional em EF em relação ao conhecimento de aspectos teóricos em Saúde e à realidade concreta da intervenção no contexto da atenção básica na cidade onde se deu o estudo.