Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A integração da Vigilância em Saúde com a Saúde da Família: elementos norteadores para a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância
Alda Lacerda, Mirna Teixeira, Angela Casanova

Resumo


Introdução: A integração do trabalho dos Agentes de Vigilância em Saúde (AVS) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) visa fortalecer a atenção primária e efetivar a integralidade no SUS. A atuação conjunta desses trabalhadores pode ser reforçada pela organização das práticas de cuidado baseadas na territorialidade, um dos principais pilares da Vigilância em Saúde e da Saúde da Família, e pela construção de redes de apoio social. É fundamental elaborar propostas curriculares inovadoras no âmbito da educação profissional no sentido de integrar as práticas na Estratégia Saúde da Família.Objetivos: 1) Identificar elementos comuns e especificidades no trabalho dos ACS e AVS que atuam no território de Manguinhos-RJ, de modo a favorecer a sinergia das ações de cuidado em saúde em um mesmo território; 2) Elaborar componentes curriculares norteadores de uma formação conjunta.Realizamos um grupo focal com dois ACS e quatro AVS que atuam em Manguinhos-RJ, utilizando a Metodologia de Análise de Redes do Cotidiano - MARES. Essa metodologia qualitativa permite a identificação dos problemas vivenciados na comunidade, o diálogo sobre as respectivas atribuições e o debate sobre a formação de redes de apoio social no trabalho.Os resultados revelam o desconhecimento dos ACS sobre as atribuições do AVS, ao mesmo tempo em que o AVS desconhece a atuação da equipe de saúde da família. As analises sugerem elementos norteadores para a formação conjunta desses trabalhadores, tais como: 1) Qualificação voltada para a formação ético-política a enfatizar a dimensão do direito à saúde e cidadania; 2) Educação territorializada com definição das atribuições de cada trabalhador e as perspectivas teórico-práticas de articulação da atenção primária e vigilância no contexto da Promoção; 3) Trabalho de equipe na lógica das redes de apoio, com ênfase nas ações educativas e visitas domiciliares; 4) Reconhecimento do trabalhador e seus impactos na práxis cotidiana; 5) Avaliação processual dos trabalhadores sobre suas práticas.Conclusão: É um desafio vincular os AVS às equipes de saúde da família, de modo a reorganizar o trabalho focado nas ações promotoras de cuidado. Além dos elementos norteadores indicados, fica evidenciado que a abordagem das redes sociais no currículo da educação profissional dos ACS e AV, com a qualificação do seu papel de mediador na formação de redes de apoio, deve ser vista como uma inovação a ser implementada no âmbito de uma qualificação profissional conjunta.