Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL SOBRE FERRAMENTAS AUXILIADORAS NA REALIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO
Suzete Marchetto Claus, Adriana Nespolo

Resumo


O Sistema Único de Saúde (SUS) estabelece algumas estratégias de organização dos processos de trabalho nos serviços de saúde, e para a busca da integralidade do cuidado prestado ao ser humano, como o vínculo, a acessibilidade e o acolhimento. O acolhimento, por sua vez, é um tema de difícil concepção, e sua heterogeneidade conceitual provoca práticas diferenciadas no dia a dia dos trabalhadores. Conhecer estas práticas e as concepções que as determinam se tornam fundamentais para subsidiar a organização de processos de trabalho e de gestão. Este estudo é de natureza quantitativa e teve por objetivo identificar quais as ferramentas auxiliadoras na realização do acolhimento que os profissionais de saúde das equipes de saúde da família do município de Caxias do Sul conhecem. Para tanto, foi utilizada a base de dados do Núcleo de Estratégia da Saúde da Família do Setor de Atenção à Saúde da SMS que foi estruturado com dados coletados por meio de um questionário contendo dados gerais das UBSs dos profissionais, e sobre acolhimento que foi aplicado em 23 UBS do município por ocasião das reuniões de equipe durante os meses março a abril de 2011, totalizando 298 participantes de diversas categorias profissionais. Os dados referentes as ferramentas auxiliadoras do acolhimento foram coletados no mês de maio, analisados por estatística descritiva simples e apresentados em tabelas e gráficos. Os resultados obtidos mostraram que 171 (57%) dos profissionais conhecem as atividades da unidade, 126 (42%) a educação permanente/continuada dos profissionais de saúde, 111 (37%) o fluxo de relacionamento multidisciplinar da unidade, 109 (36,5%) conhecem a ferramenta fluxo de acolhimento, 108 (36%) a instrumentalização do enfermeiro/técnico/ACS intra-equipe, 89 (30%) o fluxo de relacionamento entre secretarias, 75 (25%) a ferramenta educação popular, 28 (9%) o protocolo de acolhimento, 19 (6%) o caderno de apoio ao acolhimento, e 37 (12%) não conhecem nenhuma das ferramentas citadas . Os resultados obtidos mostraram que a heterogeneidade do conhecimento sobre diferentes ferramentas auxiliadoras na realização do acolhimento evidenciam equívocos na forma de conceber e de realizar o acolhimento, tornando assim imprescindível, para a construção de uma prática diferenciada, utilizar estas concepções como dispositivo de gestão visto que as mesmas possivelmente estão fundamentando as ações dos profissionais de saúde no seu cotidiano.