Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Construindo ferramentas para publicizar informações desde o nível local: o caso do Placar da Saúde no OTICS Rio
Rafaela Cordeiro Freire, Alexandre Moretto Ribeiro, Davi Faisca Duarte, Lia Claudia Matte

Resumo


Informações em saúde são importantes para tomada de decisão, na atenção básica, entretanto, são pouco utilizadas no nível local e ainda menos publicizadas para equipes e população. Em sua origem o Placar da Saúde era exposto nas Clínicas da Família do município do Rio de Janeiro constando de dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Uma versão eletrônica foi desenvolvida pelo Observatório de Tecnologias da Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS) e está disponível no site da Estação OTICS Rio. Além do SIAB, utilizou-se dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e outros consolidados pelo nível central. O Placar agrega dados de todas as equipes de uma Clínica da Família em linguagem acessível a públicos diversos, inclusive população, optando-se por números absolutos, sem casas decimais, além de percentuais nos casos onde o resultado do trabalho pode ser apreendido como alcance de meta. A denominação dos indicadores aproxima-se da linguagem utilizada na relação com os usuários, a exemplo de ‘Exame de Papanicolau’. Há também sinalização da evolução do indicador expressa por mãozinhas: verde, vermelha ou amarela para desempenho satisfatório ou não, ou se permanece estável. Outro recurso para facilitar a compreensão são as notas explicativas junto ao indicador e em cada grupo de indicadores. O Placar apresenta 4 visualizações em níveis de agregação, a partir da unidade de origem, por agregação em bairros, por Área Programática, que é a divisão administrativa municipal, e o consolidado geral do município. A ferramenta utiliza software de código aberto e possui estrutura flexível permitindo que novos indicadores sejam adicionados facilmente. Os dados são apresentados por mês de competência segundo calendário de envio dos sistemas oficiais, e o placar é atualizado até o dia 10 do mês seguinte ao envio. Os dados do SIAB são lidos a partir de uma base mantida pelo nível central e o SIA através do Tabnet municipal, com possibilidade de acessar o Tabnet de outras esferas de governo. Há dados de identificação, localização, contato e serviços implantados conforme o nível de agregação. As informações de saúde estão organizadas em 8 Grupos: População, Ambiente, Criança, Mulher, Adulto, Saúde Bucal, Consultas e Visitas e Promoção da Saúde, com divisões em subgrupos em alguns casos. A seleção dos indicadores para a versão eletrônica foi feita com a equipe de gestão do nível central conforme pactuação com as unidades de saúde.