Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A SAÚDE NA ESCOLA: FALANDO DE ABUSO SEXUAL COM PRÉ-ADOLESCENTES
Carolina Almeida de Carvalho, Gregory Martins Garcia, Ricardo José Leal da Fonseca Filho, Ana Marcela Nogueira, Rafael Mello Martins, Sonia Regina Pereira de Souza

Resumo


INTRODUÇÃO: Ao tratar a pessoa em sua integralidade, a compreensão do contexto do qual faz parte e da singularidade do seu problema possibilita ao médico a construção do melhor projeto terapêutico. O cenário onde a criança e o adolescente estabelecem os novos referenciais sociais é a Escola, sendo o ambiente mais efetivo para a promoção do cuidado deste grupo etário. O abuso sexual de pré-adolescentes é um problema de saúde complexo e cada vez mais frequente. As ações educativas de aproximações comportamentais, tais como modelos de exposição e reforçamento social ajudam crianças e adolescentes a aprenderem habilidades de defesa pessoal e têm se mostrado efetivas.OBJETIVO: Elaborar um projeto de intervenção voltado para a prevenção do abuso sexual de pré-adolescentes, por meio de uma intervenção multiprofissional e intersetorial.MÉTODO: A intervenção de prevenção do abuso foi desenvolvida em 2 dias. No primeiro dia iniciou-se a atividade com a dinâmica do espelho mental para contato com o corpo. Na segunda dinâmica foi solicitado aos jovens que escrevessem em bexigas a parte do corpo que não gostam que seja tocada e percorreram a sala até um local seguro, onde estavam os protetores (representações da Escola e da UBS), evitando que os agressores estourassem as bexigas. Na última dinâmica do dia eles identificaram pessoas de seu círculo intimo e os tipos de toque que não gostavam. Na segunda reunião, com a participação da psicóloga do NASF, o tema da pedofilia e abuso sexual foi discutido a partir de questões trazidas pelos pré-adolescentes.RESULTADOS: Na reunião em que a psicóloga estava presente, os alunos relataram casos de abuso sexual ocorridos com familiares ou conhecidos, bem como assédio praticado por adultos no bairro em que residiam. Com esta ação foi possível identificar jovens em situação de risco e algumas vítimas de abuso. Nos meses subsequentes a esta intervenção, aumentou a procura dos profissionais de saúde da UBS por adolescentes em busca de orientação ou de ajuda. Os acadêmicos de medicina tornaram-se referência para os pré-adolescentes, sendo por eles procurados durante todas as ações desenvolvidas na Escola.CONCLUSÃO: A intervenção concebida neste cenário multiprofissional e intersetorial fortalece o vínculo dos adolescentes com os serviços de saúde e educação, além de proporcionar um canal de comunicação para que eles busquem ajuda sempre que estiverem em situação de risco de violência.