Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Ações de Promoção de Saúde durante a caminhada da Dengue em uma Unidade de Saúde da Família no município do Rio de Janeiro na AP 5.1
Luciana Quagliane Ribeiro

Resumo


A Estratégia de Saúde da Família vem a ser a forma de substituição do modelo vigente, considerado pouco afinado com os princípios da universalidade, eqüidade da atenção e da integralidade da assistência. A família, como unidade de cuidado, é a perspectiva que dá sentido ao processo de trabalho do Programa Saúde da Família (PSF). Desse modo, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da Caminhada da Dengue em uma Unidade de Saúde da Família (USF) no município do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2012. No que se refere a construção do processo, primeiramente, foram realizadas dois encontros com todas as Equipes de Saúde da Família para planejamento e discussão das atividades a serem realizadas na unidade e em toda a área de adscrição . As Equipes de saúde da família se dividiram e se organizaram em tarefas para viabilização da caminhada: Parcerias, infra-estrutura e logística. O convite para comunidade foi feito através de murais expostos na unidade, entrega de folhetos e convites orais feitos pelos funcionários da USF. A Caminhada da USF foi realizada no território de adscrição em parceria com os Agentes de Vigilância em saúde para detecção e destruição de focos de Dengue e conseguimos realizar a denuncia pelo número 1746 no exato momento da constatação do risco. Foram colocadas músicas de combate e paródias de promoção de saúde realizadas pelos próprios funcionários. Os usuários eram abordados com entrega de folhetos educativos durante toda a rota e eram convidados a participar de toda a caminhada. Foram orientados e convidados a participar uma vez por mês desse movimento contra a Dengue. Essa experiência nos ajudou a integrar a necessidade de inserir os usuários no combate a dengues e também levar a prevenção e promoção da saúde além dos muros da unidade. Também nos proporcionou o aumento do vínculo com os usuários.