Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ACOLHIMENTO DE FISIOTERAPIA DESENVOLVIDO PELA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA- SOCIEDADE HÓLON/CCVP, EM SALVADOR/BA
Lavinia Boaventura, Líliam Virgens, Alyne Melo, Antonio Maurício Brasil, Thiago Souza, Ana Paula Medeiros, André Sampaio, Ilano Barreto, Giani Alves

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Trata-se de serviço de Fisioterapia de uma unidade docente assistencial, que trabalha sob a ótica da Estratégia de Saúde da Família e acompanha cerca de 5 mil famílias em bairro periférico de Salvador. Era organizado em atendimentos ambulatoriais e domiciliários feitos por estudantes da graduação. Em 2010, com a inclusão da categoria Fisioterapia no programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (SESAB/Sociedade Hólon), a equipe encontrou enorme quantitativo de usuários que demandavam acompanhamento fisioterapêutico (grave situação de demanda reprimida para este serviço). Uma das estratégias pensadas e implementadas pela equipe foi o Acolhimento de Fisioterapia. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Acolhimento de Fisioterapia iniciou suas atividades em Agosto de 2010. Baseia-se na Política Nacional de Humanização, com escuta qualificada e corresponsabilização. Todos tem a pressão arterial aferida (rastreamento de hipertensos), cadastro realizado e momento de escuta individual. A equipe discute cada caso, um integrante do núcleo facilita uma sala de espera (temas diversos) e, logo após, cada usuário recebe um retorno (resposta positiva). Esta significou o acompanhamento ambulatorial individual, atendimento domiciliar, direcionamento para o Núcleo de Apoio à Família, indicação de participação junto ao “Grupo Movimento” (grupo de qualidade de vida, práticas corporais e educação em saúde), encaminhamento para a rede de referência, ou mesmo casos apenas para orientações. RESULTADOS ALCANÇADOS: De seu início até Novembro de 2011, foram acolhidos 265 usuários. Quanto à resolutividade, 158 foram agendados para atendimento fisioterapêutico ambulatorial, 10 para atendimento domiciliar, 60 indicados para o Grupo Movimento, 07 encaminhados para rede de referência, 02 para acompanhamento multiprofissional pelo Núcleo de Apoio à Família e 02 receberam as orientações que buscavam (escuta qualificada). Assim, conseguiu-se minimizar os problemas relacionados à demanda reprimida (gerenciamento de fila de espera), organizar o fluxo do usuário, readequar os processos de trabalho, além de ressignificar a relação com os usuários, estreitando vínculos a partir de tecnologias leves. RECOMENDAÇÕES: Para ser resolutivo e realizar um bom processo de gestão e qualificação do atendimento nem sempre é necessário aparato de tecnologias leve duras ou duras, já que, em boa parte das vezes, as demandas ultrapassam o aspecto apenas orgânico ou biomédico.