Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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APRENDER PARA VIVER, VIVER PARA APRENDER: a educação alimentar e nutricional como prática profissional.
Juliana Bertolin Gonçalves

Resumo


Este trabalho traz o relato de experiência vivenciada pelo grupo de nutricionistas que atuam na rede sócio-assistencial o município de Colombo/PR. A experiência em si, refere-se à prática profissional que contempla a alimentação e nutrição desenvolvida com 45 crianças de ambos os sexos, com idades entre 7 e 10 anos do ensino fundamental das escolas municipais. O objetivo do trabalho foi a educação para a saúde – visando sua promoção e proteção - mediante a utilização de uma abordagem lúdica sobre aspectos alimentares e nutricionais. Foram realizadas 4 sessões grupais no período entre setembro e dezembro de 2011. Foram levantadas as principais dúvidas que as crianças tinham sobre a alimentação, que foram esclarecidas no decorrer das sessões com utilização de estratégia participativa, associados a vários recursos didáticos. Como premissa para a democratização do saber, o grupo de nutricionistas optou por decodificar os termos técnicos em uma linguagem mais acessível de forma a garantir a compreensão dos mesmos. Com base nos temas trabalhados, foi elaborado um caderno educativo e a utilização e compreensão do conteúdo foi, posteriormente, validado com as crianças e os adolescentes. A experiência permitiu conhecer as peculiaridades do grupo e planejar ações orientadas a este público específico, garantindo assim, uma maior e melhor compreensão. Ressalta-se, portanto, que a prática resultou em mudanças significativas tanto para o público alvo (crianças e adolescentes) como para os profissionais envolvidos. Isso se deve, fundamentalmente, a necessidade de estabelecer um diálogo entre profissional-usuário que possa garantir a real construção do conhecimento quer seja no papel de educando, seja no papel do educador..