Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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GESTÃO PARTICIPATIVA DA CARTA DE SERVIÇOS DA SAÚDE EM CAMPO GRANDE/MS
Luciane Aparecida Pereira de Lima

Resumo


O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Secretária Municipal de Saúde de Campo Grande/MS (SESAU) instituído em maio de 2010 tem analisado os avanços e desafios do SUS e elencou objetivos para efetivar as praticas de humanização da atenção e da gestão. Em agosto de 2010 na roda de conversa entre usuários, trabalhadores e gestores foram evidenciados “onde queremos chegar” com o SUS para a sociedade. O principal desafio apontado foram norteados pelas necessidades de informação, comunicação, educação em saúde e dialogo entre usuários, trabalhadores, gestores e a sociedade. E como oferta de apoio institucional a Coordenadoria da Política de Humanização do SUS e Gestão Participativa apresentou a metodologia da Carta de Serviços do GESPUBLICA, no qual o GTH identificou que se adequava a responder as necessidades de acesso e acolhimento para os serviços de saúde, não somente para os usuários mais para toda a equipe de saúde que desconhecem as ações e serviços de saúde oferecidos pelo SUS. Em julho de 2011 o Decreto 7.508/11 apresenta a RENASES – Relação Nacional das Ações e Serviços de Saúde como ferramenta essencial para efetivar o acesso e qualidade do SUS. Devido à complexidade da gestão da informação criamos um programa intranet para a Carta de Serviços da Saúde onde todos os setores descrevem como são realizadas as ações e serviços de saúde, com critérios de acesso, conforme consensos e padronização da linguagem construindo coletivamente entre os trabalhadores, gestores e controle social. Propiciando analises do processo da gestão e da atenção de cada setor, revisando responsabilidades na prestação de serviços da SESAU. A Carta de Serviços da Saúde propiciou a criação de um Colegiado Gestor Editorial Permanente da SESAU composto pelo Colegiado Municipal de Apoiadores Institucionais da PNH, coordenadores, diretores, gerentes técnicos, conselheiros de saúde, alta direção da SESAU, pessoal da informática e Departamento de Educação Permanente. A construção coletiva e permanente da Carta de Serviços da Saúde vem através do dialogo dos trabalhadores e gestores com foco no usuário, implicando na ampliação do acesso, acolhimento, qualidade e gestão participativa do SUS. Sendo recomentando segundo o GESPUBLICA para as demais instituições públicas, em saúde é necessário também estar associado a Politica Nacional de Humanização e Gestão Participativa em conformidade como prinicipios e diretrizes do SUS.