Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA FICHA DE GERENCIAMENTO DO ACOLHIMENTO NA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA CLÍNICA DA FAMÍLIA DEOLINDO COUTO.
Ana Rangel dos Santos Rangel

Resumo


INTRODUÇÃO: O acolhimento é uma ação tecno-assistencial que pressupõe a mudança da relação profissional / usuário através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade. O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. OBJETIVO: Avaliar a implantação da Ficha de Gerenciamento do Acolhimento na Clínica de Família Deolindo Couto. METODOLOGIA: A Clínica de Família Deolindo Couto é composta por três Equipes de Saúde da Família (ESF): Jaqueira, Marquês de Herval e Pedrinhas. Foi elaborada uma Ficha de Gerenciamento do Acolhimento (FGA) onde constam dados como: nome do usuário, turno, data de nascimento, gênero, procedência, resolubilidade, classificação de risco, motivo da procura, endereço e nome do agente comunitário vinculado. Os usuários acolhidos diariamente por profissional da equipe técnica de cada equipe têm seus dados computados nesta ficha. Posteriormente os dados das fichas são lançados no programa Excell onde são analisados. RESULTADOS: A FGA foi implantada em agosto de 2011 e para análise foram avaliados os últimos cinco meses após a implantação da ficha. A equipe Pedrinhas apresentou o maior número de atendimentos em demanda espontânea, o que se justifica por ser a área mais próxima à unidade de saúde, além de apresentar os maiores índices de pobreza do território. Ao contrário, a equipe Marquês de Herval apresenta os menores índices de atendimentos em demanda espontânea, o que se pode justificar por esta ser a área mais distante da unidade de saúde, cerca de 3 km de distancia de acesso e por ser uma área onde predomina área de grande concentração comercial e condomínios residenciais de médio padrão econômico. A equipe Jaqueira apresenta um número de atendimento mediano entre as duas outras equipes. Em todas as equipes o marcador resolutividade foi considerado de bom padrão, uma vez que 96% dos casos atendidos foram resolvidos na própria unidade de saúde. CONCLUSÃO: A implantação da FGA teve uma expressiva contribuição para a organização do processo de trabalho e melhora na resolubilidade das questões apresentadas pelos usuários.