Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE CLASSE HOSPITALAR EM UM HOSPITAL GERAL: LIMITES E POTENCIALIDADES
Lucinéia Braga de Oliveira Magalhães, Jair Magalhães da Silva

Resumo


A legislação brasileira reconhece que toda criança e adolescente hospitalizado “tem o direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programa de educação para a saúde e acompanhamento do currículo escolar, durante sua permanência hospitalar”. Nesse sentido, o estudo se caracteriza como um relato de experiência sobre a implantação do Serviço de Classe Hospitalar no Setor da Pediatria de um hospital geral do interior da Bahia, no ano de 2009. Assim, no primeiro ano de implantação, observamos os seguintes avanços: (1) elaboração e envio do Termo de Parceria entre o hospital e a Secretaria Municipal de Educação; (2) adesão dos pacientes e seus familiares ao serviço; (3) identificação de avanço no processo de alfabetização; (4) reconhecimento, adesão e apoio dos profissionais da instituição; (5) elaboração das fichas de acompanhamento – Ronda, Anamnese, Entrevista com pais/responsáveis e Ficha para escola; (6) estabelecimento de parcerias com as instituições de Ensino Superior; (7) atendimento coletivo, individualizado e no leito. Quanto aos limites, inerentes ao processo de implantação de um serviço, observamos: (1) falta de materiais permanentes; (2) falta de computador com acesso à internet; (3) e falta de bancadas especiais para atendimento no leito. Portanto, no primeiro ano de implantação do serviço, foi evidenciado uma mudança significativa nos trabalhos desenvolvidos junto às crianças e adolescentes que durante a hospitalização, não mais sofreram o distanciamento de seus laços familiares, sociais e educacionais, o que possibilitou o processo de internação hospitalar e a construção de um ambiente harmonioso e humanizado.