Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Informação e Comunicação: Dispositivos de gestão da APS no Centro Municipal de Saúde Dr. Nagib Jorge Farah – CGS 3.1/SMSDC/RJ.
Thayana Vargas, Edna Ferreira Santos, Angela Jacqueline Vieira Paco Hallac, Carla Veleria Correa, Analaura Ribeiro Pereira, Alexandre Lara, Alexander Dias

Resumo


Caracterização do problema: O CMSNJF, está localizada no bairro de Jardim América, na CGS 3.1.Essa unidade atende a população dos bairros de Jardim América e Vigário Geral (67.046), através do envolvimento de 207 profissionais que atuam nas APS Tradicional e Renovada.. Atualmente, as prioridades da gestão local são: Qualificar as informações e mudar as formas de interação entre os protagonistas da APS local, isto significa novas formas de ação, mais horizontais, participativas e democráticas, na interação entre equipes e o território adscrito. Para auxiliar na compreensão de novas práticas comunicativas em saúde e instituir novas velocidades de acesso e circulação de informações no território, a gestão conta, com a parceria da Estação OTICS Jardim América. Descrição da Experiência: A parceria com a OTICS Jardim América, surge da necessidade de colocar a informação e a comunicação em lugares centrais no debate acerca da gestão da APS Local, que representa o primeiro nível de contato do indivíduo e das famílias do território com a Rede de Saúde Local , a partir, do encontro entre profissionais e cidadãos com suas necessidades; com o objetivo de compreender os fluxos de comunicação local , tanto da institucional, quanto a do território e de qualificar as informações da Atençao Primária a Saúde (APS). Efeitos alcançados: A potencialização de espaços relacionais de negociação, de conversação e de consensos entre os profissionais (reunião geral, reunião de equipes, grupos de trabalhos); reconhecimento do acolhimento da unidade como uma ferramenta que dispara em seus espaços de encontros, possibilidades de experimentar uma nova forma de organizar o processo de trabalho, que tenha o usuário como centro; identificação da necessidade de articulação e flexibilidade entre a APS Tradicional/APS Renovada/Usuários/ parceiros do território; Qualificação do uso Prontuário Eletrônico; Incentivo a constução de espaços efetivos (virtuais e presenciais) de debate e fluxos comunicacionais e informacionais abertos.A cobertura da OTICS Jardim América, registrando os processos através de vídeos, entrevistas, fotos e postagens em blog. Recomendações: Os resultados apontam para um cenário de mudanças gradual da superação dos processos de captura pela normativa que hegemoniza o funcionamento da saúde, abrindo linhas de fuga que possam realizar com maiores graus de liberdade e potência criativa, outras lógicas no processo de comunicação e informação em saúde na APS local.