Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONHECIMENTOS E OPINIÕES DE UM GRUPO DE ADOLESCENTES SOBRE A CADERNETA DE SAÚDE DO ADOLESCENTE
Diogo Salles, Lislie Gomes, Luana Stutz, Suellen Marqui, Ana Alice Camargo, David Garcia, Claudia Martins Rebello, Daniele Obadia, Adilson Novaes

Resumo


Este trabalho com cunho antropológico visa dar continuidade ao que fora iniciado no primeiro semestre de 2011 na Escola Municipal Celestino Silva, no qual a equipe do Programa de Saúde de Família - LAPA juntamente com os alunos de fisioterapia da Universidade Estácio de Sá promoveram jogos educativos com objetivo de apresentar a Caderneta do Adolescente. A Caderneta foi construída com intuito de dar uma maior visibilidade ao público adolescente e subsidiar os serviços de saúde na atenção integral à saúde desta população, por meio da Área Técnica de Saúde de Adolescentes e Jovens que visa a garantia da avaliação dos seus principais aspectos como crescimento e desenvolvimento, bem como o desenvolvimento puberal. No trabalho atual, foi realizada uma avaliação da Caderneta por meio de uma pesquisa qualitativa, estabelecendo uma relação face a face, para obter dados acerca do quão esclarecidos ficaram os adolescentes após o uso da Caderneta e incrementar maiores informações sobre as quais a caderneta estava aquém do desejado pelos alunos. O objetivo principal deste trabalho é avaliar o conhecimento e o uso da cardeneta do adolescente em uma turma do 9º ano da Escola Municipal Clementino Silva. Os outros objetivos foram avaliar os conhecimentos adquiridos a partir desta cardeneta e sua utilidade. Identificar e esclarecer as principais dúvidas dos estudantes sobre o conteúdo da caderneta. Saber os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a fisiologia e anatomia do sistema reprodutor, gravidez e doenças venéreas e suas prevenções. Explicar as alterações biopsicossociais que ocorrem na adolescência. Verificar se esses alunos utilizaram a caderneta em algum momento de sua graduação escolar. Analisar entre os alunos que leram a caderneta, se tinham alguma proposta para melhorias e mudanças. Contribuir para o aperfeiçoamento da caderneta do adolescente. Elucidar as dúvidas mais freqüentes sobre anatomia, fisiologia e sexualidade. Conversar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e os métodos de prevenção. Mostrar os métodos de contracepção e explicar sucintamente cada um e como os obter. Por fim distribuir kits de caráter educativo, para fixar os conhecimentos transmitidos. A metodologia do trabalho foi qualitativa de cunho antropológico. Foram feitos quatro encontros de oito alunos do 9º período do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, com a turma do 9º ano da Escola Municipal Celestino Silva, localizada na Rua do Lavradio, Lapa, Rio de Janeiro, área de abrangência do PSF Lapa. A coleta de dados foi feita através de observação participante, metodologia esta que pressupõe a interação pesquisador/pesquisado. A minoria dos componentes dos grupos de adolescentes estudados se mostrou interessado pela caderneta. Temas como fisiologia, sexualidade, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis parecem ser as de maior interesse pelos adolescentes pesquisados e os que suscitaram maiores dúvidas e esclarecimentos. A Caderneta do Adolescente não preencheu as principais dúvidas dos estudantes sobre o processo da adolescência, assim a interação pesquisadores/pesquisados foi produtiva. Apesar da intenção informativa da Caderneta, o contato direto com profissionais de saúde ainda se mostra uma maneira mais eficaz de abordar tais assuntos.