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CONHECIMENTOS E OPINIÕES DE UM GRUPO DE ADOLESCENTES SOBRE A CADERNETA DE SAÚDE DO ADOLESCENTE
Resumo
Este trabalho com cunho antropológico visa dar continuidade ao que fora iniciado no primeiro semestre de 2011 na Escola Municipal Celestino Silva, no qual a equipe do Programa de Saúde de Família - LAPA juntamente com os alunos de fisioterapia da Universidade Estácio de Sá promoveram jogos educativos com objetivo de apresentar a Caderneta do Adolescente. A Caderneta foi construída com intuito de dar uma maior visibilidade ao público adolescente e subsidiar os serviços de saúde na atenção integral à saúde desta população, por meio da Área Técnica de Saúde de Adolescentes e Jovens que visa a garantia da avaliação dos seus principais aspectos como crescimento e desenvolvimento, bem como o desenvolvimento puberal. No trabalho atual, foi realizada uma avaliação da Caderneta por meio de uma pesquisa qualitativa, estabelecendo uma relação face a face, para obter dados acerca do quão esclarecidos ficaram os adolescentes após o uso da Caderneta e incrementar maiores informações sobre as quais a caderneta estava aquém do desejado pelos alunos. O objetivo principal deste trabalho é avaliar o conhecimento e o uso da cardeneta do adolescente em uma turma do 9º ano da Escola Municipal Clementino Silva. Os outros objetivos foram avaliar os conhecimentos adquiridos a partir desta cardeneta e sua utilidade. Identificar e esclarecer as principais dúvidas dos estudantes sobre o conteúdo da caderneta. Saber os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a fisiologia e anatomia do sistema reprodutor, gravidez e doenças venéreas e suas prevenções. Explicar as alterações biopsicossociais que ocorrem na adolescência. Verificar se esses alunos utilizaram a caderneta em algum momento de sua graduação escolar. Analisar entre os alunos que leram a caderneta, se tinham alguma proposta para melhorias e mudanças. Contribuir para o aperfeiçoamento da caderneta do adolescente. Elucidar as dúvidas mais freqüentes sobre anatomia, fisiologia e sexualidade. Conversar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e os métodos de prevenção. Mostrar os métodos de contracepção e explicar sucintamente cada um e como os obter. Por fim distribuir kits de caráter educativo, para fixar os conhecimentos transmitidos. A metodologia do trabalho foi qualitativa de cunho antropológico. Foram feitos quatro encontros de oito alunos do 9º período do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, com a turma do 9º ano da Escola Municipal Celestino Silva, localizada na Rua do Lavradio, Lapa, Rio de Janeiro, área de abrangência do PSF Lapa. A coleta de dados foi feita através de observação participante, metodologia esta que pressupõe a interação pesquisador/pesquisado. A minoria dos componentes dos grupos de adolescentes estudados se mostrou interessado pela caderneta. Temas como fisiologia, sexualidade, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis parecem ser as de maior interesse pelos adolescentes pesquisados e os que suscitaram maiores dúvidas e esclarecimentos. A Caderneta do Adolescente não preencheu as principais dúvidas dos estudantes sobre o processo da adolescência, assim a interação pesquisadores/pesquisados foi produtiva. Apesar da intenção informativa da Caderneta, o contato direto com profissionais de saúde ainda se mostra uma maneira mais eficaz de abordar tais assuntos.