Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação a Distância na formação permanente de farmacêuticos: perspectivas de um processo de avaliação
Márcia dos Angeles Luna Leite

Resumo


Introdução: No Brasil o desenvolvimento de políticas públicas vem avançando para a transformação das práticas em saúde a fim de atender às necessidades do novo cenário mundial da Atenção Primária em Saúde (APS) e oportunizando a inserção do farmacêutico no apoio às equipes de saúde da família. Uma colaboração entre gestores e profissionais de saúde do serviço e da universidade impulsionou a construção de um curso de educação permanente com o objetivo de qualificar o farmacêutico tecnicamente e humanisticamente para atuação na APS. A Educação a Distância (EAD) foi a modalidade eleita para viabilizar o acesso à formação permanente de farmacêuticos das diversas regiões do Brasil. Objetivo: O processo de planejamento, implementação e avaliação de um curso piloto objetivou testar a aplicabilidade da proposta e contribuir para a construção da versão final do curso. Método: Foram construídas diretrizes de atuação e identificadas competências que possibilitaram caracterização do perfil profissional desejado, além de possíveis barreiras para a atuação e estratégias de ensino, que contribuíram para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do curso. A metodologia de trabalho integrou a Técnica do Grupo Nominal, o Método Delphi e discussões com a participação de especialistas de várias profissões e saberes para a identificação de competências e metodologias de ensino. A equipe de desenvolvimento realizou um processo de inserção na EAD para a construção de materiais didáticos, objetos de aprendizagem e estruturação da edição piloto. O curso foi aplicado a 23 farmacêuticos por 5 meses, com taxa de evasão de 31,8%. Aplicou-se um modelo de avaliação mista, baseado em referenciais de qualidade e na estrutura do curso, integrando as perspectivas dos alunos e da comissão gestora. Resultados: Os dados sistematizados e avaliados pela equipe de desenvolvimento possibilitaram a definição das mudanças necessárias para a adequação da proposta.Foram apontadas melhorias para o processo avaliativo e indicadas alternativas para diminuir a evasão. Conclusão: A avaliação desenvolvida ao longo de cada etapa de construção do curso, com a colaboração de todos os atores envolvidos no processo educativo, proporcionou que a edição piloto fosse aprimorada ao longo de sua aplicação, qualificando a construção da edição final.