Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO EIXO NORTEADOR DAS ATIVIDADES DO PET-SAÚDE NA USF VILA SAÚDE.
Kelienny de Meneses Sousa, Danillo Abrantes Clementino, Maria Auxiliadora Gomes Nascimento, Geraldo Eduardo Guedes Brito, Danillo Abrantes Clementino, Maria Auxiliadora Gomes Nascimento, Geraldo Eduardo Guedes Brito

Resumo


Caracterização do problema: A Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Vila Saúde, pertencente ao Distrito Sanitário II em João Pessoa/Paraíba é composta de 4 equipes de Saúde que atende em média 3.450 famílias. A maioria da população é carente economicamente, com características geográficas e culturais que denotam a necessidade de acompanhamento biopsicossocial, além da busca pelo auto-cuidado, justificado pelo constante movimento de usuários na USF. Entendendo a responsabilidade e cooperação na promoção da saúde, o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) desenvolve nessa USF atividades que objetivam romper com a dicotomia existente entre as altas demandas de atendimento e as ações educativas em saúde, colocando estas últimas como proposta metodológica central, além de viabilizar a criação de vínculo universidade-serviço-comunidade a partir das práticas educativas em saúde. Descrição da experiência: No período entre abril de 2011 e fevereiro de 2012 foram desenvolvidas várias atividades relevantes, enfatizando-se as de prevenção e promoção à saúde como: palestras educativas sobre Leptospirose e Dengue na Escola Municipal da área de abrangência (Programa Saúde na Escola), sala de espera da unidade sobre higiene bucal e postura corporal e grupo de Hiperdia com abordagem da fisioterapia, odontologia, enfermagem e nutrição. A qualidade das ações em saúde realizadas na USF em questão só foi possível através da estratégia de educação em saúde. Efeitos alcançados: As atividades desenvolvidas nesta USF viabilizaram o incentivo e apoio a participação popular na construção de um processo de trabalho mais equânime e qualitativo entre equipe de saúde e comunidade; a participação efetiva de todos os atores envolvidos, principalmente dos alunos; prestação de assistência integral ao usuário, família e/ou comunidade, incentivando a expressão da subjetividade e participação popular. Recomendações: A educação em saúde deve ser atividade constante na prática do cuidado, proporcionando a inclusão de diversos campos de conhecimento num mesmo espaço, troca de experiências e desenvolvimento da responsabilidade dos usuários para com a saúde, tanto individual como coletivamente. O PET-Saúde torna-se responsável pela reafirmação da importância da multidisciplinaridade e do despertar crítico dos estudantes, com benefício na formação e atuação profissional e melhoria da assistência e de ações de saúde a toda uma população. Palavras chaves: Educação em Saúde, Promoção à Saúde, Participação Popular.