Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS - SANTANÓPOLIS-BA: INTEGRANDO EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SAÚDE
Valéria Souza Macedo

Resumo


Entre os desafios que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta, a formação de recursos humanos é uma área crítica. Muitos profissionais de saúde são inseridos no mercado de trabalho despreparados para o trabalho na saúde pública. Os currículos acadêmicos inflexíveis e a falta de articulação entre a universidade, estudantes e SUS são fatores responsáveis, em parte, por essa situação. A valorização de outros espaços de aprendizagem aquém dos limites geográficos da universidade e o fomento de estratégias de reorientação pedagógica da formação em saúde são importantes dispositivos na preparação desses profissionais, direcionados para a integralidade na assistência à saúde e a interdisciplinaridade. O objetivo do presente trabalho é apresentar a experiência de uma estudante de Nutrição atuante como Mediadora de Aprendizagem no Estágio de Vivência no SUS realizado no município de Santanópolis, Bahia. Trata-se de um Vivência-Estágioi realizada pela Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto Magalhães Netto (EESP/BA), no período de 14 a 23 de Dezembro de 2011. Durante a Vivência, os estudantes foram distribuídos nos municípios do interior do estado onde acompanhados pelos Mediadores de Aprendizagem realizam observações frente à realidade do SUS e participam de reuniões e oficinas para tematizar coletivamente as questões vivenciadas. Santanópolis é um município pequeno e são praticamente inexistentes serviços de média e alta complexidade de atenção. Apesar dos poucos recursos e da estrutura deficitária do Centro de Saúde, o município caminha para alcançar 100% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família neste ano de 2012. A boa estrutura e qualidade do funcionamento de uma Unidade de Saúde da Família presente em uma comunidade rural do município provocaram entusiasmo e satisfação no grupo de estudantes. O compromisso ético-político dos profissionais com as reais necessidades de saúde da população deve ser incentivado durante a vida acadêmica para colaborar com a consolidação do SUS em sintonia com seus princípios, sendo necessário maior estímulo à integração entre educação e trabalho na saúde.