Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Estímulo ao Protagonismo Infantil na Escola- Um Relato de Experiências da Estratégia de Saúde da Família
Fabiana Silva Marins Nazareno Cosme, Louise Anne Reis da Paixão, Cristina Mara Ribeiro da Natividade, Luciana Quagliane Ribeiro, Rafaela Perdomo Cardoso

Resumo


O ambiente escolar é um dos principais responsáveis pelo processo educativo, principalmente na infância. Estimular o aprendizado de bons hábitos desde os primeiros anos de vida é uma ferramenta importante na formação de cidadãos críticos, criativos, conhecedores e atuantes com relação aos direitos e deveres concernentes à saúde em seu aspecto mais amplo. O presente trabalho, trata-se de um relato de experiência da implementação de um projeto intitulado “renovAÇÃO” que realiza atividades educativas regulares em escolas públicas e privadas das áreas de abrangência do programa de saúde da família em Magalhães Bastos( bairro da CAP 5.1 do município do Rio de Janeiro) Tem-se como objetivo, através deste relato, fomentar informações sobre trabalho com crianças, compartilhando experiências dos reflexos deste no ambiente escolar e no núcleo familiar. Os temas são definidos de acordo com as necessidades expostas pelo professores e dados epidemiológicos da área. São trabalhadas mensalmente , de forma lúcida, através de teatro de fantoche com abordagem problematizadora, temáticas como higiene pessoal (com ênfase na pediculose),higiene bucal, higiene ambiental, direitos/deveres e dengue, com limitação de um tema por dia. O público alvo são os pré-escolares e escolares do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A média de participantes são 40 crianças por apresentação. Durante a atividade, são feitas perguntas com o intuito de perceber o conhecimento prévio . Após a apresentação, abre-se para possíveis questionamentos, que são rebatidos para o grupo infantil e quando não elucidados no próprio grupo , são respondidos pelos “amigos bonequinhos”(fantoches). No desfecho, realiza-se atividade para fixação e avaliação do que foi apreendido. Faz-se, comumente, dinâmicas ou são ensinadas paródias sobre o tema do dia. A participação é, via de regra, bem ativa, porém, tem-se identificado pouco conhecimento ou conhecimentos distorcidos sobre os assuntos. Percebe-se, através das trocas,que as atividades promovem entretenimento, interação com a equipe de saúde da família e aprendizado. Através de relato dos professores e dos pais ( direta e/ou indiretamente) há mudanças de hábitos e de postura por parte das crianças, que insistem em seguir “a risca” as orientações recebidas pelos amigos bonequinhos, passando a ser verdadeiros “xerifes domésticos”. Enfim, é uma prática que tem, de fato, estimulado o protagonismo infantil, trabalhando, desde cedo, noções de saúde e cidadania para que, bem remotamente, percebam-se como sujeitos ativos no processo saúde-doença e valorizem os trabalhos de prevenção e promoção da saúde. A incrementação e manutenção desta prática, demonstra-se de grande relevância para mudar, a médio e longo prazos, a cultura passiva e curativista ainda arraigada em nossa população, culminando no fortalecimento do SUS.