Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIMENTANDO OS BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ EM UM GRUPO DE ADOLESCENTES DE UMA UNIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA DE SALVADOR - BA
Thalita Lôbo Gianucci, Darlene da França Silva, Julini Araújo Santos, Rita de Cássia Carvalho

Resumo


O grupo de adolescentes é um dos grupos de educação e saúde realizado no Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP), unidade docente assistencial que atende pelos princípios da estratégia de saúde da família e fica situado no distrito de Pau da lima em Salvador-BA. Entendendo a importância do espaço do grupo para a construção de conhecimentos em saúde, este trabalha com jovens de 10 a 14 anos, incentivando o protagonismo juvenil, dentre outras ações. No ano de 2011, o grupo que é coordenado e facilitado por equipe multiprofissional em saúde composta por: médica, nutricionista, enfermeira, psicóloga e estudantes de medicina, buscou estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, concentração, dentre outros, dos adolescentes por meio do jogo de xadrez. Sabendo-se da importância deste no estímulo a tais qualidades, foi decidido trazê-lo de maneira a propiciar aos jovens o conhecimento de um jogo pouco divulgado entre eles, além de favorecer maior interação entre os mesmos. Durante os encontros, era reservado um período de 30 minutos para o jogo de xadrez, dentre as outras atividades do dia, possibilitando o “aprender fazendo” de forma lúdica. Analisando os efeitos alcançados, avalia-se que de um modo geral os adolescentes gostaram de praticar o jogo, entendendo as regras e os vários tipos de movimentação das peças, contribuindo para o raciocínio lógico. Foi percebida maior interação entre facilitadores e jovens, sendo possível conhecê-los melhor, discutindo aspectos de suas vidas, dando orientações, quando necessário. Além disto, o próprio relacionamento entre os adolescentes também foi trabalhado, pois eles tinham a possibilidade de aprender em grupo, mas também de ensinar, sendo responsáveis por algo que necessitava de um avanço no sistema relacional deles. Esses achados reafirmam os conhecimentos sobre a utilização de formas lúdicas, principalmente para adolescentes que, nem sempre, tem a mesma capacidade de abstração que os adultos para discutir alguns temas, tornando-se essencial como uma alternativa para aumentar a interação de todos os participantes do grupo, propiciando conhecimentos necessários à formação dos jovens.