Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
Maria Adriana Cirino Jeronimo, Gilvaneide Nunes Silva

Resumo


Maria Adriana C. Nunes Jerônimo¹ Jousianny Patrício da Silva² Gilvaneide Nunes da Silva3 1-Educadora Física ( UFPB)/Apoiadora Matricial Secretaria Municipal Saúde João Pessoa; 2-Nutricionista (UFPB)/Apoiadora Matricial Secretaria Municipal Saúde João Pessoa; 3-Assistente Social (UFPB) Mestranda em Serviço Social (UFPB) RESUMO: O "acolhimento" significa a humanização do atendimento nos serviços de saúde com ênfase na necessidade do usuário dando-lhe sempre uma resposta positiva e responsabilizando-se pela resolução do seu problema. No ano de 2010, as duas Equipes de Saúde da Família, composta por médicos, enfermeiros, técnicas de enfermagem, dentistas, Auxiliares de Serviço bucal (ASBs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) juntamente com a equipe de apoio matricial-composta por uma nutricionista, uma educadora física e uma fisioterapeuta, na busca por um Sistema Único de Saúde mais humanizado e com maior resolutividade, propôs a implantação do acolhimento na Unidade Integrada. Inicialmente, as apoiadoras levaram a proposta para a equipe e ao analisar percebeu-se o desafio que era a implantação do acolhimento na USF, tendo em vista que outras tentativas relatadas pela equipe mostraram resistência, principalmente por parte dos usuários, os quais já estariam “acostumados” com a distribuição de fichas. Sendo assim, um dos primeiros desafios foi a tentativa de convencer nossos usuários que a proposta do acolhimento traria muitos benefícios, dentre eles a eliminação da necessidade de “madrugar” nas filas em frente à Unidade para conseguir uma ficha; para isso foi construído um cronograma onde cada dia um profissional da equipe incluindo as apoiadoras matriciais realizavam uma conversa na sala de espera com os usuários a fim de dialogar de forma participativa com os usuários a proposta de atendimento que a equipe pretendia adotar, foi discutido conceitos de acolhimento, analisado experiências além da explanação de como seria o fluxo na USF, esclarecendo as dúvidas e trazendo os benefícios do Acolhimento para os usuários. Durante o período de sala de espera foi observado como a comunidade reagia, e tal estratégia foi decisiva para aprovação e entusiasmo da comunidade. Após um período com as salas de espera diariamente, o qual possibilitou que grande parte da comunidade esteja ciente da mudança resolveu-se marcar uma data para início do acolhimento, a qual foi avisada pelos profissionais aos usuários. Outro ponto que merece destaque e que foi fundamental para a implantação desse novo método de atendimento diz respeito às discussões realizadas em reuniões de equipe sobre o que é Acolhimento e como funciona, no intuito de que todos os profissionais estivessem esclarecidos da nova proposta, durante um mês as reuniões tornaram-se espaço de estudo e reflexão sobre humanização, processo de trabalho, bem como a construção do fluxograma. Atualmente, participam da escuta qualificada dois profissionais de ensino superior, os ACSs dão um suporte organizacional e as recepcionistas também acolhem conferindo maior resolutividade as necessidades dos usuários. Palavras-Chaves: Acolhimento. Política da Saúde. USF.