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RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
Resumo
Maria Adriana C. Nunes Jerônimo¹ Jousianny Patrício da Silva² Gilvaneide Nunes da Silva3 1-Educadora Física ( UFPB)/Apoiadora Matricial Secretaria Municipal Saúde João Pessoa; 2-Nutricionista (UFPB)/Apoiadora Matricial Secretaria Municipal Saúde João Pessoa; 3-Assistente Social (UFPB) Mestranda em Serviço Social (UFPB) RESUMO: O "acolhimento" significa a humanização do atendimento nos serviços de saúde com ênfase na necessidade do usuário dando-lhe sempre uma resposta positiva e responsabilizando-se pela resolução do seu problema. No ano de 2010, as duas Equipes de Saúde da Família, composta por médicos, enfermeiros, técnicas de enfermagem, dentistas, Auxiliares de Serviço bucal (ASBs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) juntamente com a equipe de apoio matricial-composta por uma nutricionista, uma educadora física e uma fisioterapeuta, na busca por um Sistema Único de Saúde mais humanizado e com maior resolutividade, propôs a implantação do acolhimento na Unidade Integrada. Inicialmente, as apoiadoras levaram a proposta para a equipe e ao analisar percebeu-se o desafio que era a implantação do acolhimento na USF, tendo em vista que outras tentativas relatadas pela equipe mostraram resistência, principalmente por parte dos usuários, os quais já estariam “acostumados” com a distribuição de fichas. Sendo assim, um dos primeiros desafios foi a tentativa de convencer nossos usuários que a proposta do acolhimento traria muitos benefícios, dentre eles a eliminação da necessidade de “madrugar” nas filas em frente à Unidade para conseguir uma ficha; para isso foi construído um cronograma onde cada dia um profissional da equipe incluindo as apoiadoras matriciais realizavam uma conversa na sala de espera com os usuários a fim de dialogar de forma participativa com os usuários a proposta de atendimento que a equipe pretendia adotar, foi discutido conceitos de acolhimento, analisado experiências além da explanação de como seria o fluxo na USF, esclarecendo as dúvidas e trazendo os benefícios do Acolhimento para os usuários. Durante o período de sala de espera foi observado como a comunidade reagia, e tal estratégia foi decisiva para aprovação e entusiasmo da comunidade. Após um período com as salas de espera diariamente, o qual possibilitou que grande parte da comunidade esteja ciente da mudança resolveu-se marcar uma data para início do acolhimento, a qual foi avisada pelos profissionais aos usuários. Outro ponto que merece destaque e que foi fundamental para a implantação desse novo método de atendimento diz respeito às discussões realizadas em reuniões de equipe sobre o que é Acolhimento e como funciona, no intuito de que todos os profissionais estivessem esclarecidos da nova proposta, durante um mês as reuniões tornaram-se espaço de estudo e reflexão sobre humanização, processo de trabalho, bem como a construção do fluxograma. Atualmente, participam da escuta qualificada dois profissionais de ensino superior, os ACSs dão um suporte organizacional e as recepcionistas também acolhem conferindo maior resolutividade as necessidades dos usuários. Palavras-Chaves: Acolhimento. Política da Saúde. USF.