Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luciane Berto Benedetti, Marta Helena Buzatti Fert, Sabrina de Sousa Kienzle

Resumo


A necessidade de capacitação dos profissionais que trabalham com informação vem sendo destacada em diferentes fóruns do campo da saúde, assim como a formação de novos profissionais na área da informação. Este relato é uma experiência da construção de um modelo para o trabalho de conclusão do curso (TCC) de Técnico em Registros e Informações em Saúde, desenvolvido pelo Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Escola GHC, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/campus Porto Alegre. Por ser o primeiro curso técnico desenvolvido pela Escola, verificou-se a necessidade de escolher um dos modelos de TCC que estão previstos no plano de curso. Através de oficinas realizadas com os docentes e seminários com os alunos durante o último semestre do curso, definiu-se como TCC um relatório técnico-científico com apresentação em banca. Durante a formação, os alunos passaram por vários campos de prática profissional produzindo relatórios destas vivências. Com a escolha de um relatório para o TCC, os alunos puderam aproveitar uma das experiências vivenciadas anteriormente e que consideraram marcante na sua formação. Os professores concluíram que seria necessário a elaboração de um manual que servisse de referência tanto para o aluno, quanto para o professor orientador. Este manual é um passo a passo para a construção de um relatório técnico-científco, com uma linguagem clara e objetiva voltada para estudantes de nível médio, descrevendo de forma didática e explicativa as normas da ABNT. No decorrer do terceiro semestre, foram desenvolvidas aulas de metodologia, sendo duas bibliotecárias, as professoras que explicaram de forma detalhada como elaborar o trabalho. Elas, também, seguiram com orientações na elaboração do relatório individualmente, que ocorreram fora do horário de aula para os alunos interessados. Essa experiência resultou em excelentes trabalhos, que mostraram vivências significativas e identificaram situações de relevância e melhorias para os serviços. Os alunos tornaram-se confiantes no processo de produção textual e orgulhosos do que haviam desenvolvido. Devido aos resultados positivos, este modelo de TCC será utilizado pelas próximas turmas, e servirá de referência para outros cursos técnicos.Palavras-chaves: Educação profissional; Educação em Saúde; Relatório técnico-científco; Metodologia