Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Sala de Situação – A Experiência da FESF-SUS
Cristiane Ribeiro da Silva Castro, Rafaela Freire, José Souza Santana, Igor Gomes, Paulo Fleury Teixeira

Resumo


A sala de situação (SS) é uma ferramenta que favorece o uso da informação para a tomada de decisões. Trata-se de proposta de trabalho que facilita a tarefa de analisar a informação e vinculá-la à gestão, assim como permite um processo dinâmico de planejamento, intervenção e avaliação. Preocupada com a qualificação e o uso das informações, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), elaborou uma SS que disponibiliza indicadores de desempenho institucional e da eficiência de seus diversos setores. Para compor a SS da FESF-SUS, formou-se um grupo de trabalho composto por cada coordenação da instituição. Este grupo definiu quais seriam as informações importantes para acompanhamento, classificando-as em “informações estratégicas” e “informações de processo”. As primeiras, para acompanhamento das atividades finalísticas da FESF. As de processo, para medir a eficiência dos setores na realização de suas atividades cotidianas. Foi desenvolvida uma ferramenta on-line, que é alimentada através de planilhas preenchidas mensalmente por cada coordenação. Nesse sistema, cada informação alimentada pelos setores recebe o nome de “componente”. Os componentes, portanto, são informações primárias que, combinados automaticamente, dão origem a informações compostas, denominadas “indicadores”. No primeiro momento de coleta das informações, cada coordenação, sem exceção, interagiu com as demandas de informação definidas por elas mesmas, e percebeu a necessidade de ajustes, inclusões e exclusões de informações e de reestruturação do processo de trabalho no setor. Isso demonstra que, além de ferramenta de informação, a SS desencadeia um movimento potente de reflexão-ação sobre o instituído. Definidas as prioridades, os indicadores e as fontes de informação, a SS pode ser incrementada com o uso de novas tecnologias e programas informatizados que acessem as fontes de informação, atualizem os indicadores e os apresentem em gráficos de tendências e mapas, em uma plataforma virtual. Isso favorece o seguimento dos indicadores e a reação da equipe, quando a tendência do indicador se desvie do esperado.