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GESTÃO DO NÚCLEO DE APOIO A FAMÍLIA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO BÁSICA DOCENTE-ASSISTENCIAL DE SALVADOR-BA
Resumo
Caracterização do problema: O Núcleo de Apoio a Família (NAF) é um espaço de cogestão que possibilita o gerenciamento do itinerário terapêutico dos usuários e famílias, utilizando a visita domiciliar como ferramenta para essa proposta. A gestão do NAF é realizada por residentes multiprofissionais, orientados por docentes com experiência em processos gerenciais e abordagem as famílias. Cabe aos gestores aprendizes o papel de identificar demandas prioritárias para a cogestão do cuidado mediante avaliação dos dados obtidos, levando em conta os critérios de vulnerabilidade e risco. Descrição da experiência: Foram utilizadas revisões de prontuários e banco de dados pré-existentes como a de exemplo os de hipertensos, diabéticos e gestantes. Também foram utilizados relatórios de sistemas de informação como SIAB, Hiperdia e Sisprenatal, revisão de agendamentos por ciclo de vida, busca em arquivo de mapeamentos. Em seguida as demandas eram transmitidas e discutidas com a equipe de execução das visitas domiciliares, durante as reuniões de equipe, a fim de planejar ações de cuidado com base nas demandas identificadas. Efeitos alcançados: De forma contínua, em reuniões de equipe, os gestores compartilharam informações que possibilitou uma melhoria no processo de planejamento e execução de visitas domiciliares. Por meio dos bancos de dados houve identificação de maior número de gestantes nas microáreas, o que permitiu a realização de visitas domiciliares durante a gestação e no puerpério. Em relação ao público de hipertensos e diabéticos, foi possível planejar visitas, no caso dos usuários faltosos, com o objetivo de realizar educação em saúde no domicílio abordando aspectos da doença, do tratamento e, sobretudo, investir na adesão a partir da investigação dos motivos da não adesão. No caso de usuários restritos ao leito e idosos que moram sozinhos, sua identificação foi de fundamental importância já que apontou novos desafios e perspectivas de atuação diante das demandas apresentadas por este grupo. No processo de autoavaliação os residentes destacaram diversas competências desenvolvidas, indispensáveis a futuras atuações profissionais. Recomendações: Experiências como a da gestão do NAF, possibilitam análise das ações desenvolvidas pela equipe e seus impactos, assim como pontos a serem melhorados ou que necessitam de maior investimento, do micro ao macrossistema, facilitando o processo ação-reflexão-ação das práticas e processos de saúde.