Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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II CONCURSO DE PROPAGANDAS EDUCATIVAS: ESTRATÉGIA DO PROGRAMA SÁUDE NA ESCOLA NO DF
Giovanna Brunelli Rodovalho

Resumo


GIOVANNA BRUNELLI RODOVALHO, Aderaídes Teixeira Barcellos, Denise OCampos DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA E ESTRATÉGIA SÁUDE DA FAMÍLIA COORDENAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DE CEILÂNDIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL Introdução O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 e é resultado de um trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Em 2010 o PSE foi implantado em 4 escolas públicas de Ceilândia-DF: CED06, CEF10, CEF14 e CEF19. Neste mesmo ano foi instituído o Grupo de Trabalho Interinstitucional Regional (GTIR) de Ceilândia formado por profissionais da Educação e da Saúde (Estratégia Saúde da Família e Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente) responsáveis por criar, planejar e executar propostas de intervenção em saúde, baseadas em evidências e dados epidemiológicos. Para a Campanha de Carnaval de 2012, o GTIR promoveu a segunda edição do Concurso de propagandas educativas do PSE com o tema “Carnaval Seguro” para serem veiculadas em uma das rádios comunitárias locais durante o período festivo. O Concurso fazia parte de uma série de ações desenvolvidas durante a Campanha nas quatro escolas participantes do PSE em Ceilândia. O presente trabalho busca descrever em particular esta experiência. Objetivo : Alertar os alunos sobre a prática do sexo seguro, Incentivando o protagonismo juvenil. Resultados: Devido à proximidade do início do ano letivo com o Carnaval, os alunos tiveram apenas duas semanas para mobilizar-se. Cada escola responsabilizou-se por escolher suas propagandas e os critérios utilizados foram: conteúdo educativo; clareza, criatividade e desenvoltura. Este ano observou-se maior adesão dos alunos por conta do evento ser a segunda edição. O número de inscrições dobraram, o que tornou o critério de escolha mais rígido e conseqüentemente produziu canções com um conteúdo educativo e estético mais apurado. Três canções foram selecionadas e todas abordavam a prevenção de DST e uso de preservativos. No dia da gravação, os alunos mostraram-se comprometidos com a idéia e felizes com a oportunidade. Entretanto, houve algumas limitações e uma delas foi a falta de tempo hábil. Das 4 escolas incluídas no PSE, apenas duas mobilizaram-se para o Concurso enviando 8 representantes para a gravação. Outro problema enfrentado refere-se à falta de adesão dos alunos aos projetos promovidos pela escola. Segundo os educadores, o interesse dos adolescentes é despertado apenas com pontos extras na média escolar. Conclusão O GTIR do PSE de Ceilândia acredita que as ações de saúde não devem ser focadas em ações curativas, e sim em ações de promoção de saúde. Para tanto entende que as atividades devem ser planejadas com o objetivo de chamar a atenção do público adolescente envolvendo-os no processo de construção da informação.