Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Instrumento de Avaliação Participativa – Uma prática indispensável
Ana Paula Pesanha Ferreira, Marli da Silva Lima de Souza, Adriana Andrea dos Santos Silva, Aurea Candeias dos Santos, Anna Flávia Nascimento da Rocha, Rita de Cássia Conde Tavares

Resumo


O presente relato apresenta um instrumento de avaliação participativa que constitui-se como ferramenta adicional para trabalhar a gestão de pessoas na área programática 3.3. Tal instrumento, criado pelo NÚCLEO DE SAÚDE DA FAMÍLIA proporciona uma avaliação do desempenho dos profissionais da referida AP, baseada em seu conhecimento, criatividade, sensibilidade, compromisso e saber técnico. Além disso, oferece dados que instrumentaliza a gestão para tomadas de decisões relacionadas com a melhoria nas condições de trabalho da equipe, promoções e treinamentos. O instrumento é aplicado na forma de um questionário próprio para cada categoria profissional, onde se identificam as competências específicas, pessoais e técnicas. Aplicado a cada trimestre nas unidades da Estratégia de Saúde da Família. Tem como objetivo estabelecer um novo sistema de avaliação, onde trabalha-se com a percepção de dois atores: o funcionário e o superior imediato. Primeiramente, o funcionário faz sua auto-avaliação e ao final deste processo tem um momento de troca onde recebe as informações sobre seu desempenho a partir da percepção de seu superior imediato. Essas informações podem servir para subsidiar o seu aprimoramento profissional e pessoal dentro do contexto e a valorização de suas potencialidades. O superior imediato tem uma maior clareza sobre os aspectos que requerem sua atenção, tanto no que se refere a suas atitudes como o desempenho dos profissionais e de sua equipe. Tais informações também servem de base para o planejamento de ações da equipe e unidade, oferecendo elementos para melhoria das condições de trabalho. Com o término deste processo, o instrumento de avaliação é encaminhado à coordenação de área para análise e avaliação do procedimento realizado. Qualquer avaliação fundamenta-se em fatores comportamentais e subjetivos, tendo percepções diferentes dos atores sobre a atuação de cada funcionário e onde também se pode conhecer melhor o perfil das equipes. Na prática não se obtém avaliações boas ou más, mas sim informações importantes para subsidiar o trabalho do dia a dia na referida AP. Com a análise do material é possível perceber a necessidade da realização de um novo momento de discussão entre gestores e coordenação. Propõe-se então uma oficina com o intuito de melhorar a aplicação do instrumento e uma avaliação crítica e construtiva de corresponsabilidade, visto que ainda é percebido em algumas unidades não entendem o real objetivo da proposta deste instrumento de avaliação participativa.