Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE-SERVIÇO-COMUNIDADE: CRIANDO VÍNCULOS E CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS MAIS HUMANIZADOS. UMA EXPERIÊNCIA DENTRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA - PB
Adriana Maria Macêdo

Resumo


O Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde) surge como uma proposta de promover integração entre estudantes da graduação, profissionais de saúde e usuários do SUS, através de parceria entre academia e serviço, buscando ainda proporcionar a todos os atores envolvidos no processo oportunidades de compartilhar saberes, ideias e propostas para soluções dos problemas em saúde. Dentro dessa proposta destacam-se um aprofundamento das relações pessoais entre usuários e profissionais e ainda contribuições para a formação de futuros profissionais em saúde, no contexto da ESF. Na Unidade Integrada Nova Esperança, no bairro de Mangabeira IV em João Pessoa-PB, que é um dos locais de atuação do projeto, são realizadas atividades educativas em saúde tendo como referencial metodológico a Educação Popular. Os primeiros contatos com a comunidade acontecem na unidade de saúde, onde os estudantes são estimulados a conhecer a dinâmica do trabalho em saúde e ainda a realidade do território através da construção de uma cartografia, visando sua caracterização e particularidades. As atividades promovidas na USF, a exemplo dos grupos de gestantes, diabéticos e hipertensos e ainda as visitas domiciliares, proporcionam aos estudantes uma maior vivência e a possibilidade de compartilhar das experiências vividas por cada um dos participantes, sejam eles profissionais ou usuários. No âmbito da ESF, os grupos formados e as visitas domiciliares tem se mostrado como uma excelente ferramenta de atuação e ainda uma nova forma de contribuir para a mudança do modelo de saúde, superando um modelo meramente curativo e assistencialista, buscando assim fortalecer o vínculo com a comunidade na perspectiva da promoção da saúde. Através das visitas domiciliares realizadas é possível aos estudantes ter uma melhor compreensão da realidade dos usuários, suas lutas, suas superações, sua lógica de pensar e gerenciar aspectos importantes de sua vida. Constatamos por fim que a integração universidade - serviço - comunidade estimula mudanças positivas na formação e atuação do profissional de saúde, bem como facilita a inserção dos futuros novos profissionais no campo de trabalho, especialmente no âmbito da atenção primária à saúde, contribuindo para uma atuação mais humanizada, em uma relação dialogada com a comunidade e ainda conscientes do seu papel dentro desses espaços. Palavras-chave: Trabalho em saúde, Educação Popular, ESF, SUS, PETAutoras: Adriana Maria Macêdo de Almeida¹, Fernanda Cristina de Lima Pinto² ¹Estudante de Graduação da Universidade Federal da Paraíba e Bolsista do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde / PET-Saúde, ² Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba