Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Intervenção Educacional e Terapêutica para controle de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial no Programa Médico de Família de Niterói: experiência do grupo PET UFF Engenhoca 2
Fatima Nogueira, Caroline Palles, Priscilla Guyt, Monica Gouvea, Andrea Neiva

Resumo


O PET-Saúde é um programa que visa fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Estratégia Saúde da Família, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidos aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS. O objetivo deste relato é descrever e refletir sobre a intervenção educacional e terapêutica no controle de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial de uma população adscrita a um módulo do PMF envolvido com dois grupos PET. O trabalho foi realizado segundo metodologia descritivo exploratória do tipo participante. As Fichas de Gerencia de pacientes com hipertensão e/ou diabetes cadastrados foram separadas e analisadas, sendo atualizados os dados na ficha HIPERDIA. Com intuito de desenvolver as atividades com os usuários, foram feitas pesquisas bibliográficas buscando informações e conceitos sobre hipertensão, diabetes e grupos educativos para aumentar a compreensão sobre o tema e elaborar estratégias visando atender a necessidade dos pacientes. As estratégias de captação adotadas foram: a) busca ativa no território; e, sala de espera no módulo. A busca ativa ocorreu em dias/turnos, alternados sempre com a equipe de saúde do setor . Foram realizadas atividades em salas de espera sobre o tema alimentação saudável, em que moradores eram informados sobre a existência dos grupos e convidados a multiplicar a informação na comunidade. Os grupos educativos ocorreram através de encontros dirigidos pelos acadêmicos e profissionais da equipe de saúde, visando a promoção do cuidado dos usuários portadores de hipertensão e diabetes. Os grupos contaram sempre com aproximadamente 25 participantes. Os encontros tiveram como tema os fatores de risco para hipertensão e diabetes. As estratégias pedagógicas foram definidas semanalmente na reuniões entre acadêmicos e preceptores. Foram confeccionados convites para informar à população sobre a execução dos grupos. Nos grupos trabalhou-se sempre na seguinte sequencia: 1º. Exame físico (Discussão em grupo, Exame Físico, HGT, PA, Circunferência Abdominal, Peso, Altura), 2º. Apresentação de vídeo informativo; 3º. Dinâmica em grupo para discussão do tema e 4º. Prescrição médica com valores antropométricos . Observou-se que a consulta em grupo, aumentou a adesão dos pacientes ao tratamento; estimulou a melhoria na qualidade de vida e diminuiu o tempo de espera para consulta. A associação entre intervenção educativa em grupo e intervenção terapêutica influenciou positivamente na adesão dos moradores do setor ao tratamento e aos grupos educativos. As atividades em grupo representaram oportunidade de atuação multidisciplinar integrando equipe de saúde e estudantes de diferentes cursos