Tamanho da fonte:
LABORATÓRIO DO SORRISO – EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA POLIOMIELITE
Resumo
Introdução: As campanhas de vacinação contra poliomielite; incluindo um dia “D” no sábado; é uma prática consolidada na Atenção básica com o intuito de facilitar acesso e criar um espaço mais integral no cuidado das crianças da 1ª infância. Contudo, a inserção da Saúde Bucal ainda não é comum, apesar da necessidade evidenciada pelo último levantamento SB-SP 2010 que mostra ceod aos 5 anos de 1,99 (índice menor que a média nacional de 2,23) mas com aumento em relação ao SB-SP 2002 de 1,81. Objetivo: Criar um espaço de educação em saúde bucal para, pais e crianças, participantes do dia “D” da campanha de poliomielite numa UBSF da cidade de São Paulo. Metodologia: A atividade foi realizada no dia “D” da campanha de junho/2011 envolvendo as Equipes de Saúde Bucal + 2 agentes comunitária com prévia pactuação com a equipe de enfermagem e gerência. Como estratégia foi planejado o espaço “Laboratório do Sorriso”, espaço lúdico, instrutivo e interativo por onde pais e crianças passavam em pouco tempo (média 15 minutos), para englobar o maior número de pessoas possível. O “Laboratório do Sorriso”, ocupou o escovódromo da UBS sendo constituído de 3 bancadas: a primeira exibia 4 potes experimentais para simulação do meio bucal e dos dentes, representando o processo de des-remineralização, ação do flúor e ação dos refrigerantes nos dentes; a segunda exibia o material necessário para manutenção de uma boa saúde bucal, abrindo espaço para uma breve orientação e deixando as crianças à vontade para manipular os macro modelos; na terceira bancada havia instrumentais clínicos e modelos específicos para promover familiarização e manuseio. A visita foi feita em grupos de 10 a 12 crianças (organizadas pela ACS) e com auxilio de um monitor da ESB. Resultados: Foram realizados 19 grupos durante os dois períodos de trabalho, sendo orientadas 220 crianças acompanhadas de um ou mais cuidadores (23,7% do total de vacinados no dia). O espaço despertou interesse e interatividade por parte das crianças de quase todas as faixas etárias presentes e também dos pais. A abordagem dinâmica e rápida diminuiu a dispersão dos presentes e facilitou o trabalho da equipe. Aprendizado com a vivência: O estabelecimento do fluxo de circulação das famílias poderia favorecer mais a participação das crianças. Considerações Finais: A estratégia mostrou-se efetiva e reprodutível na promoção de saúde bucal dentro de um espaço de campanha vacinal ou de outras atividade de educação dentro da atenção básica.