Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O uso da caderneta da criança na estratégia de saúde da família: a percepção de profissionais de saúde, mães/responsáveis de crianças e análise da sua distribuição e preenchimento
Ana Gabriela Silva, Alisson Araújo, Jéssica Caroline dos Santos

Resumo


O Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança criado pelo Ministério da Saúde em 1984 prioriza cinco ações básicas, destacando o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança que avalia de forma periódica o aumento do tamanho corporal e o progresso da criança. Durante a Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II do curso Enfermagem do Campus Centro Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João Del-Rei foi realizado parte do atendimento a criança em Unidades Básicas de Saúde da Família de Divinópolis/MG. A partir das atividades realizadas percebeu-se uma variação no conteúdo da caderneta/cartão da criança nas partes: avaliação antropométrica, acompanhamento do desenvolvimento infantil, orientação em aleitamento materno e alimentação da criança. Durante a prática foi possível observar que as crianças que compareciam a esses atendimentos, acompanhadas de suas mães, traziam consigo diversos tipos de cartão/caderneta da criança. Neste contexto surgiram dúvidas como: se os profissionais estão atentos a diversidade do conteúdo das cadernetas, se eles percebem diferenças entre os gráficos de peso/idade, perímetro cefálico/idade, altura/idade e IMC/idade e como se dá a distribuição deste documento nas maternidades. O estudo terá como objetivo avaliar a distribuição da caderneta/cartão nas maternidades no ano de 2010-2011 e identificar o conhecimento e a perpesctiva dos profissionais da saúde da Estratégia da Saúde da Família e da mãe/responsável pela criança em relação à diferença entre esses documentos. Os resultados esperados são conhecer as dificuldades no cotidiano dos profissionais e compreensão da perspectiva materna e familiar sobre as cadernetas/cartões contribuem para o enfrentamento desses obstáculos favorecendo assim um melhor acompanhamento integral da saúde da criança.