Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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OFICINA SOBRE BULLYIMG COM ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gilvânia Melo Rocha, Indira Rachel Arrais Oliveira, Reyjanne Barros de Carvalho, Maria Luci Costa Machado Vilarinho, Lucas Dannilo Aragão Guimarães

Resumo


Introdução: A adolescência é tida como um tempo de descobertas que se caracteriza por profundas e abrangentes mudanças nos aspectos físicos e psicológicos, com repercussões individuais, familiares e sociais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a adolescência como a fase relativa a faixa etária dos 10 aos 19 anos de idade. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei federal nº 8.069, indica que adolescência constitui a faixa etária entre os 12 e 18 anos. O ECA considera os adolescentes - assim como também as crianças - como sujeitos de direitos especiais por encontrar-se em condição peculiar de desenvolvimento e que o atendimento de suas necessidades e direitos é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público. Para o desenvolvimento de uma adolescência saudável é necessária a ação de todos, entre esses a Escola e Estratégia Saúde da Família visando a redução de riscos e danos aos adolescentes. Ampliar os fatores de proteção à saúde desse segmento é uma das tarefas que compete às equipes de saúde da família. No entanto, observa-se que as equipes apresentam dificuldades em desenvolver estratégias para atingir esse público. Objetivos: Relatar a experiência de uma oficina sobre bullying realizada por equipe multiprofissional de residentes em Saúde da Família com adolescentes de uma escola da rede estadual de ensino do bairro Satélite, em Teresina/PI. Descrição da experiência: Foi formado um grupo com 20 alunos das diversas séries com idades entre 11 e 16 anos. Os adolescentes assistiram a algumas partes do filme “Bang Bang você morreu”. Em seguida, foi formada uma roda para discussão do tema, onde os alunos colocaram suas opiniões. Realizou-se uma dinâmica chamada “Rótulos”, cujo objetivo era favorecer reflexão sobre a influência dos preconceitos e dos sentimentos nas relações interpessoais. Então, foram utilizados recortes de revistas, pincéis, papel madeira e outros para a confecção e apresentação de cartazes contra o Bullying. Considerações finais: Percebeu-se na experiência relatada que o modelo de oficina para a abordagem do tema Bullying foi eficaz, de modo que esta metodologia é uma alternativa para trabalhar com esse público, pois promove uma aprendizagem compartilhada, o relato de vivências pessoais, troca de experiências e opiniões as questões de saúde e cidadania promovendo um despertar dos adolescentes para as questões de saúde.