Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL/CE
Fabiana Araújo Lima, Maria Michelle Bispo Cavalcante, Márcia Maria Santos da Silva, Maria Lidiany Tributino de Sousa, Márcio Anderson Cardoso Paresque

Resumo


Acreditamos que para vivenciarmos práticas inovadoras faz-se necessário desenvolver múltiplas competências de profissionais de saúde, pois é cada vez mais notório o número de profissionais tecnicistas com conhecimentos fragmentados inseridos na Estratégia Saúde da Família (ESF). A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) em Sobral/CE surge na perspectiva de formar profissionais capazes de uma atuação interdisciplinar e ética interagindo com a cultura da comunidade. O tutor surge como docente facilitador deste processo, colaborando na inserção de novos profissionais na ESF, no ensino e na gestão. O relato de experiência, realizado no período de janeiro/2011 a janeiro/2012, objetiva descrever a vivência enquanto tutores da RMSF de Sobral/CE. Os espaços de aprendizagem e troca de experiência acontecem na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia e no território de atuação dos residentes, que são os territórios da ESF do município. As percepções apreendidas nesse estudo se deram ao longo do processo de inserção e atuação dos residentes onde visualizamos dificuldade de efetivar alguns dos marcos pedagógicos aplicado na RMSF, que são: Educação Popular, Educação Permanente, Formação por Competência e Promoção da Saúde. Identificamos uma profunda ansiedade no corpo discente por respostas pré-estabelecidas para as dinâmicas do território, bem como se mostravam ávidos pelo repasse de conteúdos teóricos, nos moldes da “educação bancária”. Percebemos que a experiência prévia da maioria dos educandos deu-se na formação tradicional, de caráter diretório, nos fazendo refletir sobre a necessidade de rever as metodologias utilizadas durante a graduação a fim de incentivá-los ao pensamento crítico. Para que possibilidades de transformação das práticas profissionais sejam impactantes, perguntas e respostas devem ser construídas com a reflexão dos profissionais sobre o trabalho que desenvolvem. A tutoria acredita na aprendizagem em serviço construída a partir da vivência na ESF, considerando as necessidades de saúde da população, com base nos conhecimentos e experiências prévias vivenciadas pelo residente, além de suporte teórico. A educação deve servir para transformar práticas profissionais e reorganizar processos de trabalho. O estudo nos despertou para o destaque neste fazer ainda incipiente, pretendendo estimular novas discussões, olhares e percepções do papel do tutor na RMSF.