Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR: AS RELAÇÕES ENTRE AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E A POPULAÇÃO NO COMPLEXO DO ALEMÃO, RJ
Fátima Teresinha Scarparo Cunha, Vanessa de Lima Seabra

Resumo


INTRODUÇÃO: As práticas educativas permeiam todo o trabalho assistencial das equipes de saúde da família. Historicamente, tais práticas têm enfatizado a transmissão de informações e a mudança de comportamento dos indivíduos, fortemente vinculadas a um modelo de atenção à saúde, voltado para a doença, com ênfase no conhecimento técnico-científico especializado e na fragmentação das ações de saúde, daí seu caráter autoritário e coercitivo (Vasconcelos, 1997). OBJETIVOS: Compreender as concepções que embasam a prática educativa das equipes de Saúde da Família no Complexo do Alemão, município do Rio de Janeiro e analisar essas práticas nas ações do processo de cuidar, entendendo a influência das características sócio culturais da população assistida pela Clínica da Família (CF). MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa serão as equipes de saúde da família de uma CF, que não se recusarem a participar do estudo, após assinatura do TCLE e pessoas da comunidade atendidas pela CF. Para obtenção dos dados serão utilizadas as técnicas: a pesquisa-ação e a observação participante com diário de campo. Para compreensão das reflexões e dos debates construídos nos grupos será utilizada a Análise de Discurso visando o entendimento do sentido das falas dos sujeitos envolvidos. RESULTADOS: É preciso deixar claro que o diálogo educativo entre as autoridades sanitárias investidas de funções educativas e informativas e as populações torna-se um mero discurso se não vier acompanhado de um movimento de fortalecimento, empoderamento, econômico, político, social e cultural dos indivíduos e grupos socialmente subordinados (Valla, 1998). Os sujeitos são livres para pensarem, refletirem e/ou questionarem para assim poderem fazer suas escolhas através do que lhes é apresentado, compreendendo suas consequências, podendo assim defender suas causas e lutarem pelos seus direitos. CONCLUSÃO: São possíveis movimentos diferentes, experiências, ideologias e histórias distintas se reunirem para compartilhar seus saberes, englobando cultura, arte e educação para promover a saúde pensando além da doença. A educação popular procura empoderar os sujeitos através de técnicas coletivas de inclusão, de forma a desenvolver a capacidade de análise crítica da realidade, bem como a propiciar um movimento social e representativo.