Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Práticas Específicas em Vigilância em Saúde: relato de experiência de acadêmicos de enfermagem
Rayanne Kethlen Nunes, Hérica Montenegro Braz Gomes, Mayara Bontempo Ferraz, Francisneide Gomes Pego do Nascimento, Margarete Knoch Mendonça

Resumo


Caracterização do Problema: Nosso contato inicial com o tema Vigilância em Saúde (VS) ocorreu no 4º semestre de Graduação em Enfermagem/UFMS. Para os acadêmicos dos primeiros semestres a VS, parece abstrata e intangível. O sentimento é que o conteúdo teórico é pouco aplicável. Descrição da experiência: As práticas do módulo VS ocorreram em unidades básicas de saúde (UBS) da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande / MS em grupos de 6 ou 7 alunos durante 24 dias, no período matutino. Os alunos realizaram as atividades: a) Caracterização das UBS: Desenvolvidos Diagnósticos Situacionais das Unidades, compostos pela descrição da área de abrangência, base territorial, aspectos ambientais e demográficos, perfil epidemiológico, estrutura física e funcionamento. b) Acompanhamento de visitas com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e da Notificação de doenças e agravos. c) Apresentação de seminários com os temas: rastreamento da depressão, alcoolismo e câncer. Foram estudadas a triagem neo-natal, escala de Framinghan e a taxa de infestação do Aedes Aegipty. d) Vivência na Sala de Vacina e apresentações sobre as vacinas dos calendários de imunização. Observação da rotina, contemplando: biossegurança, organização e funcionamento, conservação das vacinas, registro das atividades e arquivos. Realização do preparo e administração de vacinas e orientações sobre eventos adversos pós-vacinação. e) Propostas de intervenção na comunidade: Elaboradas a partir da identificação de vulnerabilidades e risco. Desenvolvidas rodas de conversa, ações educativas em escola pública na área de abrangência das UBS sobre tabagismo/ uso de álcool e sexualidade. Realizada capacitação dos ACS. Ações pontuais: confecção de cartazes explicativos sobre higiene e hábitos saudáveis, conforme particularidades de cada UBS. Efeitos alcançados: Com a realização das práticas, os acadêmicos compreenderam o conceito e o campo de atuação da VS e constataram sua aplicação no cotidiano do trabalho da equipe. As práticas vivenciadas mostraram a necessidade de aprender sobre as tecnologias empregadas pela VS, como: acolhimento, classificação de risco, busca ativa, rastreamento, aconselhamento, educação em saúde individual e para grupos, trabalho em equipe, planejamento, análise de dados epidemiológicos e de serviço, campanhas educativas, ação intersetorial, integração entre as áreas da Vigilância em Saúde (epidemiológica, ambiental, sanitária e promoção da saúde_ que motivaram os estudos individuais e debates. Os alunos puderam compreender a UBS e o território como um espaço de produção de saúde, cujo eixo norteador é a VS. Recomendações: A VS deve ser priorizada nos cursos de graduação em enfermagem,especialmente com atividades práticas inseridas na realidade para que os alunos possam vivenciá-la construir sua aprendizagem.