Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Programa de Saúde na Escola: necessidades explícitas demandando articulações na contemporaneidade.
Debora Garcez Leal, Débora Garcez Leal, Sabrina Rocha

Resumo


O Programa de Saúde na Escola, PSE, surge como uma política intersetorial na perspectiva de integração da educação e da saúde instituído a partir do Decreto nº 6.286/2007. Visa atenção integral à saúde das crianças, adolescentes e jovens do ensino público, ocorrendo no âmbito das escolas e atenção básica. Do seu surgimento já se passaram quatro anos, porém tal integração intersetorial parece estar distante de se efetuar na prática em território. A partir da vivência na Residência Integrada em Saúde que tem como obrigatório no seu programa de Atenção Básica em Saúde Coletiva a participação das atividades no PSE podemos perceber a dificuldade da implantação do programa. Os entraves percebidos são pela falta de compreensão de uma ação intersetorial, com sujeitos das equipes de saúde da família e da comunidade escolar, porém encontramos uma realidade diferenciada, na qual os profissionais encontram dificuldade de trabalhar nesta nova configuração de equipe. Apesar da dificuldade na construção desta equipe, que acabou por ser apenas de pessoas vinculadas à Estratégia de Saúde da Família, foi dado início ao trabalho que visa entre outros fatores a avaliação psicossocial. Em uma população vulnerável socialmente e economicamente, realizar avaliação psicossocial é apenas um pequeno passo diante de todas as necessidades, é preciso a construção de uma rede de serviços de saúde, bem como a construção de políticas intersetoriais que assegurem condições dignas de moradia e subsistência. Em grupos realizados com os escolares, com idades variadas, as questões que emergiram foram predominantemente de cunho social e psicológico, trazendo vivências de coação por traficantes, familiares viciados em crack, tiroteios próximos aos seus lares, uso abusivo de álcool pelos pais, desestrutura familiar. Identificar as necessidades e fragilidades do sistema, não configura uma difícil tarefa, porém dar resposta à essas questões está além do que é disponibilizado atualmente pelo sistema que ainda não conseguiu sequer uma postura coesa entre os atores envolvidos no programa.