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Projeto Fisioterapia na Comunidade: a importância da extensão no fortalecimento do protagonismo estudantil
Resumo
Caracterização do Problema: O projeto Fisioterapia na Comunidade é uma atividade de extensão que pauta suas ações nos princípios teórico-metodológicos da Educação Popular, sendo desenvolvidas no bairro Grotão e na comunidade Maria de Nazaré, em João Pessoa-PB. O projeto tem uma ação didático-pedagógica, relativa ao aprendizado que suas ações propiciam aos participantes, e de compromisso social, referente às ações realizadas junto aos moradores da região. Otimiza a vontade de agir da população referente às mudanças necessárias, por meio da construção de ações coletivas e de inserção nas suas lutas político-sociais. Os estudantes têm papel preponderante nesse processo. Descrição da Experiência: A atuação dos extensionistas se dá por meio (1) do grupo de crianças realizado na E.E.E.F. Gustavo Capanema, onde se desenvolvem ações a partir de temas que influenciam os estudantes no meio em que vivem; (2) do Programa de Orientação Postural (POP) que é desenvolvido a partir de ações de prevenção, promoção e manutenção da saúde com os moradores da Comunidade Maria de Nazaré; (3) de visitas domiciliares, juntamente com o Projeto Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família (PEPASF), onde há acompanhamento de famílias da Comunidade Maria de Nazaré, de maneira interdisciplinar, no intuito de ampliar a visão de atenção à saúde. No projeto há reuniões que ocorrem semanalmente, sendo divididas em reuniões teóricas, organizativas e de grupos, ambas pautadas nos pressupostos da Educação Popular. Os estudantes assumem a responsabilidade no planejamento e na execução das atividades, bem como na condução das reuniões. Efeitos Alcançados: A Educação Popular em Saúde propicia um aprofundamento dos saberes, pautada no convívio academia/comunidade, oferecendo aprimoramento tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O convívio com as camadas marginalizadas modifica o pensar e o agir dos estudantes, ajudando-os a compreender melhor o processo saúde/doença. Aprendem, na convivência com esses atores sociais, a importância do controle social. Recomendações: O Projeto Fisioterapia na Comunidade é relevante para a formação acadêmica, pois possibilita a experiência da alteridade, a criação do vínculo, e dentro desse contexto a emancipação de sujeitos e formação de atores sociais mais autônomos, os quais continuamente aprendem, ensinam, refletem, agem e refazem suas práticas.