Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO TERAPEUTICO SINGULAR - Experincia de Ênsino
Angela Marta Longo

Resumo


INTRODUÇÃOo currículo dos profissionais de saúde é fortemente influenciado pelo relatório Flexner, hospitalocêntrico, curativista , produzindo uma visão reducionista do processo de saúde-doença à dimensão biológica. Em 2001 foram criadas diretrizes curriculares que buscam: [...] o ensino de uma prática orientada para a integralidade compreendendo o indivíduo como um ser humano, possuidor de emoções e sentimentos numa dimensão psicossocial, e pertencente a um contexto histórico.? Obtendo assim um ensino menos tecnicista, mais humanizado, integralizante e focado nas questões sociais do país. OBJETIVO Relatar a experiência de docência na Unidade de aprendizagem Planejamento em Saúde e Ciclo de Vida na Residência Multiprofissional em Saude da Família da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (ENSP). METODOLOGIADesde 2005, através de uma parceria com a SMSDC/RJ (Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil), a ENSP e o Núcleo Regional do Ministério da Saúde (NERJ) promovem um curso de especialização multiprofissional em saúde da família nos moldes da residência, credenciada como Residência Multiprofissional e forma profissionais de saúde (enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, cirurgiões dentistas), em três áreas de competência: organização do processo de trabalho, cuidado à saúde, educação e formação em saúde. Duas das autoras, médicas de família da SMSDC, se envolveram na concretização do curso através da preceptoria, acompanhando os alunos nos cenários de prática que são Unidades de Saúde da Família da SMSDC/RJ e participando das aulas teóricas, formulando atividades pedagógicas para a discussão do projeto terapêutico singular (Cunha, 2005). A terceira autora faz parte da coordenação do curso, sendo responsável pela Unidade de aprendizagem em questão. A metodologia utilizada é problematizadora, já que a ENSP privilegia as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Os residentes elaboram e implementam um plano terapêutico para uma família do seu território, com a ajuda da equipe em que estão inseridos. A atividade dura seis meses e o processo é acompanhado e discutido em sala de aula. Temas de aprofundamento são estudados a partir de cada caso e apresentados à turma CONCLUSÃO. Os alunos tem assim a oportunidade de vivenciar um processo de planejamento de ações e um cuidado longitudinal, suas dificuldades e potencialidades, como o trabalho em equipe, a rede de saúde e a co-responsabilidade. A avaliação ao término das atividades vem sendo positiva, como vemos nas falas desses alunos: [Foi muito interessante, pois tivemos a oportunidade de ampliar a discussão com outros colegas]; [Me possibilitou vivenciar a integração da teoria com a prática].