Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Relato de experiência: Ação educativa da dengue com o pré-escolar / Saúde da família.
Rayanne Kethlen Nunes, Gabriela Alves Cesar, Issabele Mayumi Minada, Natalia Akemi Endo, Thays Luana da Cruz, Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva, Maira Taís Oliveira

Resumo


Introdução: A dengue é uma das doenças que vem causando grande preocupação por ser um problema de saúde pública mundial. Devido à sua epidemiologia, freqüentes em países tropicais, a dengue se tornou uma realidade no estado de Mato Grosso do Sul, e, como agravante, existem as particularidades da região, como: proximidade do aterro sanitário e, perfil de trabalhadores envolvidos com reciclagem. Posto isto, viu-se a necessidade de esclarecimento a toda população sobre medidas de prevenção da dengue a partir da execução desse projeto.Objetivo: Relatar a experiência dentro do Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde (PET-SAÚDE), visando a conscientização de crianças em período pré-escolar, residentes na população da área leste de Campo Grande/MS quanto à necessidade de prevenir a dengue na comunidade.Material e Métodos: O estudo consistiu em uma ação educativa na comunidade pré-escolar dos Centros de Educação Infantil (CEINF) dos bairros: Don Antonio Barbosa; Parque do Sol e; Parque do Lageado de Campo Grande/MS,correspondentes às áreas de atuação da UBSF da região. As atividades foram divididas em duas etapas com intervalo de 15 dias. Primeiramente, foram realizadas apresentações teatrais, tratando a forma de transmissão da dengue, sinais, sintomas e focos reprodutivos, juntamente com a distribuição de materiais informativos. No segundo dia foram realizadas rodas de conversas e saídas em campo para rastreamento de possíveis focos de criadouro do mosquito da dengue. Resultados e discussões: Durante as ações educativas observou-se maior interesse nas crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, com participação efetiva. No segundo momento a maioria das crianças apresentou retorno do conteúdo abordado. Foi observada uma mudança significativa no comportamento das crianças que participaram do projeto. Os professores demonstraram grande receptividade e relataram melhora na limpeza da sala, da escola e até mesmo na higiene pessoal dos alunos, evidenciando o elevado potencial de absorção e multiplicação de conhecimento dos pré-escolares. Conclusão: Observou-se que o desenvolvimento de atividades de educação em saúde com crianças em fase pré-escolar constituiu-se em uma importante estratégia de prevenção primaria, visto que elas estão em fase de grande potencial cognitivo, absorvem facilmente o conhecimento e se tornam multiplicadores eficazes de informação na comunidade.