Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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SAÚDE DA FAMÍLIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Adriana Lemos, Rita de Cassia Ramos Louzada, Mara Lucia Cardoso Ferretti

Resumo


Caracterização do Problema : Este resumo relata uma experiência de ensino-aprendizagem em uma disciplina inserida no Curso de Especialização em Saúde da Família, de uma universidade pública localizada no município do Rio de Janeiro. O referido curso, na modalidade à distância, promovido pela UNA-SUS, vem buscando dar respostas adequadas às demandas crescentes de qualificação profissional, no interior da Estratégia Saúde da Família. Descrição da experiência: A disciplina Processo de Trabalho em Saúde se inseriu, logo no início do curso de especialização, buscando discutir reflexivamente o conceito de “processo de trabalho” e, posteriormente, promovendo a aproximação com as especificidades na saúde. Como nossos alunos eram, na totalidade, profissionais da ESF, buscava-se ainda uma articulação desse conteúdo com o que encontravam em seu dia-a-dia de trabalho. Foram utilizadas varias estratégias de ensino-aprendizagem, o que incluiu algumas ferramentas do Moodle tais como fórum, atividades individuais e ainda articulações com atividades práticas onde o aluno aplicasse os conteúdos assimilados na disciplina e também envolvesse sua equipe de trabalho em discussões sobre o tema. A disciplina contou com um coordenador e dez tutores (equipe multiprofissional), que se encontravam periodicamente para acompanhar o desempenho das turmas. Cada tutor era responsável por uma turma de cerca de vinte e cinco alunos. Os tutores cumpriam também plantão semanal na universidade. Portanto, havia a possibilidade de contatos on-line, telefônico e presencial (encontros de avaliação) com os alunos. Efeitos alcançados: Ao longo da disciplina percebemos que um desafio importante, talvez maior do que a discussão do conteúdo, foi a própria ambientação dos alunos à plataforma Moodle. Por tratar-se de disciplina oferecida no início do curso, esta foi uma tarefa fundamental já que marcaria a participação dos alunos não apenas naquele momento, como também em todo o restante do curso de especialização. A atenção dos tutores aos alunos com mais dificuldades foi uma atividade de suma importância. Terminamos contando com a participação efetiva da maior parte dos estudantes, o que facilitou a apreensão de todo o conteúdo de modo satisfatório. Recomendações: Sugere-se aprofundar o diálogo coordenação-tutoria-aluno, o planejamento coletivo dos encontros presenciais, plantão e apoio pedagógico, para aprimorar a formação desses profissionais, através da EaD.