Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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SAÚDE ESCOLAR: A INTERSETORIALIDADE COMO AÇÃO PRIMORDIAL NA PREVENÇÃO DE AGRAVOS À SAÚDE
Guilherme Santos Ramos, Regina Estella Kato, Lucas Carvalho Santana

Resumo


A escola, que tem como missão primordial desenvolver processos de ensino-aprendizagem, desempenha papel fundamental na formação e atuação das pessoas em todas as arenas da vida social. Dessa forma, pode-se tornar o locus para ações de promoção da saúde de crianças, adolescentes e jovens adultos (DEMARZO; AQUILANTE, 2008). O objetivo desse trabalho foi o de realizar, através de práticas educativas e lúdicas, uma intervenção pontual com foco na Educação em Saúde na Escola Estadual José Augusto Neves do município de Diamantina, Minas Gerais situada em um bairro de alta vulnerabilidade social. Ações intersetoriais entre a Estratégia Saúde da Família Renascer e acadêmicos do 3º ano do curso de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri da cidade de Diamantina durante o mês de Outubro de 2011, direcionaram ações voltadas para os seguintes temas inter-relacionados: higiene corporal, saúde bucal e saúde ambiental. De acordo com o The National Laboratories, em Maine nos Estados Unidos, a maneira como aprendemos e a taxa média de retenção do aprendizado se dá mais eficazmente quando “ouvimos e fazemos” o que nos foi repassado. Com isso, a metodologia utilizada para os temas abordados, foi a realização de uma atividade lúdica e interativa em que o público alvo pudesse participar ativamente de tal atividade. Participaram cerca de 80 crianças distribuídas nos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. Através do teatro de bonecos, foi “demonstrado” o ato de lavar as mãos antes das refeições, o ato de escovar os dentes após cada refeição, a importância de não jogar o lixo nas ruas, os benefícios de andarem sempre calçados e o ato de lavar bem os alimentos antes de consumi-los, tudo por meio de dramatizações em que os próprios alunos eram protagonistas. A intervenção contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o conceito de saúde e sua importância para prevenção de doenças. Ademais, articulou ações da rede pública de saúde com as ações da rede pública de Educação Básica, pois ampliou o saber e o impacto de suas ações, uma vez que os alunos da escola foram instruídos a compartilharem o conhecimento recebido com seus familiares. A interação acadêmicos/alunos da Escola foi dinâmica e ajudou na construção de um saber social, com foco na cidadania, no enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que poderiam comprometer um desenvolvimento escolar saudável.