Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A ampliação dos cenários de aprendizagem como estratégia para ensinar o cuidado na perspectiva da integralidade: um estudo a partir da consulta de enfermagem (CE)
Maria Machado, Dora Oliveira, Silvia Manica

Resumo


INTRODUÇÃO: Identifica-se no cenário da CE em estudo, um ambulatório hospitalar, limites para o ensino da integralidade em saúde, relacionados ao modo como a instituição se organiza para atender as necessidades dos usuários, tais como: tempo limitado para atendimento, registro em prontuário eletrônico e utilização de protocolos. O estudo propôs a diversificação dos cenários do ensino de enfermagem, constituídos por meio do contato com o cotidiano de vida dos usuários. Acredita-se que a escuta deste cotidiano tenha potência para a compreensão das suas singularidades e necessidades, possibilitando a construção compartilhada de projetos terapêuticos. A pretensão foi construir espaços de práxis no ensino da CE que se configurassem num processo de pesquisa participante envolvendo estudantes de enfermagem e usuários com foco numa aprendizagem de saberes coerente com a formação para a integralidade. OBJETIVO: Apresentar análise parcial dos dados de uma pesquisa que teve como objetivo estudar o potencial da CE para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade, considerando as experiências discentes em um cenário ampliado de ensino. MÉTODO: Pesquisa qualitativa, do tipo participante, com oito alunos do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. Para dar continuidade à aproximação com as singularidades de cada usuário, iniciada no espaço formal da consulta ambulatorial, os alunos tiveram oportunidade de contato com nove usuários por eles atendidos nas consultas, em locais de preferência destes usuários. Os dados foram coletados por meio de diário de campo e grupo focal. RESULTADOS: O estudo encontra-se em fase inicial de análise. Dados preliminares sugerem que os discentes consideram que a experiência possibilitou uma escuta mais qualificada das necessidades dos usuários, produzindo protagonismo na negociação de projetos terapêuticos cuidadores e constituindo-se como potência para a prática da integralidade do cuidado. CONCLUSÃO: A ampliação do cenário de ensino da CE contribui para a formação do enfermeiro para a prática da integralidade do cuidado. O estudo também se constituiu em espaço para a escuta dos discentes, contribuindo com a reflexão coletiva sobre seu papel na superação do modelo de atenção vigente, ainda na trajetória do curso de graduação.