Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A apropriação de novos conceitos através da vivência interdisciplinar no SUS
Mauricio Wiering Pinto Telles, Laio Magno Santos de Sousa

Resumo


O Sistema Único de Saúde (SUS) foi conquistado através de muitas lutas realizadas através do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira durante a década de 1980. Este movimento envolveu diversos militantes como profissionais de saúde, estudantes, comunidades e movimentos sociais, todos inconformados com a saúde pública no país. No entanto, já se passaram algumas décadas desde a criação do SUS e o que nos deparamos hoje é com a inércia política de muitos estudantes da saúde e de profissionais em defender o SUS enquanto projeto político de saúde da nação brasileira. Dessa maneira, o Estágio de Vivência no SUS (EV-SUS) se constitui em uma proposta inovadora, na medida em que pode gerar novos profissionais críticos e reflexivos. Os objetivos deste evento foram: provocar no estudante o compromisso ético-político nos processos de transformação do setor saúde [...]; estimular discussões relativas à integração educação trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras [...]; contribuir para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar (BAHIA, 2010). A metodologia do EV-SUS partiu do pressuposto de que o conhecimento é construído a partir de uma realidade concreta vivenciada. Assim sendo, foram distribuídos estudantes de diversos cursos da saúde, de várias cidades da Bahia, para a cidade de Vitória da Conquista. Nesta cidade, foram realizadas visitas aos serviços de saúde e aos movimentos sociais, sendo realizadas conversas com os gestores, profissionais e usuários. Logo após, foram realizadas discussões entre os estudantes, intercedidas por mediadores de aprendizagem. Os conteúdos abordados nestas discussões foram: políticas de saúde, modelos de atenção, formação em saúde e controle social. Estes temas foram contemplados através de questões levantadas a partir das visitas realizadas no município, utilizando textos, vídeos, filmes, dinâmicas em grupo, sendo encerrado por vezes com apresentação de produtos elaborados pelos estagiários. Além disso, as experiências dos participantes levadas para a discussão enriqueceu o debate e facilitou a compreensão dos temas. A necessidade de formar recursos humanos que compreendam as reais necessidades da população brasileira é uma máxima nas discussões sobre formação em saúde. Assim, pode-se afirmar que o EV-SUS é uma importante estratégia de reorientação na formação em saúde e, por isso, é uma experiência que deve ser compartilhada e expandida para outras regiões.