Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A atuação da Enfermagem nos espaços-tempos educativos do Colégio Estadual Manuel de Abreu: um relato de experiência.
Juliana de Lima Brandão, Priscila Guiducci Coe Ribeiro, Isis de Moura Sueiro, José Luiz Cordeiro Antunes, Mérilin da Silva Teles, Cíntia Tatagiba Rodrigues, Thais Cordeiro Fonseca, Bruna de Paula Silva, Patrícia Marques Fonseca

Resumo


Caracterização do problema: Os espaços-tempos educativos são mal aproveitados pelos profissionais da saúde, no entanto são ambientes ricos para implementar estratégias voltadas para a educação em saúde, viabilizando a percepção de todos os indivíduos envolvidos sobre a possibilidade de exercerem um autocuidado eficaz. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes do 6º período do Curso de Graduação e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense, no período de agosto a dezembro de 2011, no estágio supervisionado da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino I, obrigatória no currículo escolar vigente. As atividades desenvolvidas estão vinculadas ao “projeto guarda-chuva”, iniciando-se com visitas às escolas da rede municipal ou estadual do município de Niterói, cidade do Rio de Janeiro, buscando campo para desenvolver projetos voltados para educação em saúde, através de pesquisas de ambiência e entrevistas, ou seja, percepção da realidade em que a saúde se mantém naquele local. O intuito é comprovar a necessidade da Enfermagem no campo da educação, utilizando o ambiente escolar como estratégia para tratar a saúde enquanto tema transversal. Os sujeitos que participaram foram adolescentes, na faixa etária de 14 a 16 anos, que cursavam o 9º ano no Colégio Estadual Manuel de Abreu, situado na R. Lopes Trovão, 287 A, Icaraí, Niterói, às sextas-feiras, no período de 10: 50h às 11: 30h. Na coleta de dados foi visualizada a necessidade de discutir temas referentes à violência no ambiente escolar, bem como o respeito entre os seres humanos, através de atos de vandalismo e utilização indevida das redes sociais. Foram realizadas 3 dinâmicas, a saber: Batata-quente, Caixa de Pandora e Arte x Vandalismo. Efeitos alcançados: A discussão sobre as temáticas foi rica e coerente, agregando experiências próprias dos alunos e possibilitando sensibilizá-los sobre a importância de um caráter preventivo quanto à utilização de drogas através da educação em saúde, bem como sobre os benefícios e malefícios de utilização das redes sociais e riscos à saúde com relação ao vandalismo. Recomendações: inserir acadêmicos de enfermagem no ambiente escolar básico é uma iniciativa inovadora e desafiadora para a educação brasileira. No entanto, através dos resultados obtidos com este projeto, recomenda-se tal estratégia de ensino não somente em universidades que contemplem a licenciatura em seu currículo.