Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A Bioética no contexto da formação dos estudantes de Medicina: O desafio da construção dos cenários de prática.
Marcos Antônio Albuquerque Senna

Resumo


A inserção da Bioética nas escolas médicas tem se constituído em grande desafio para instituições de ensino, isto se deve principalmente ao seu caráter multidisciplinar, diversidade de conflitos éticos, seja nas relações interpessoais, institucionais, ou ate mesmo no enorme volume de pesquisas nem sempre preocupadas com a proteção dos sujeitos. Diversas escolas utilizam estratégias diferenciadas com o intuito de aproximar os acadêmicos de Medicina ao tema na perspectiva de tornar este profissional mais humanista, crítico e reflexivo em consonância com que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de saúde. O objetivo deste estudo e demonstrar o ensino da Bioética em uma Universidade Federal em uma perspectiva prática aos estudantes de Medicina. Para tanto este estudo baseou-se em 5 anos de experiência (2006 a 2010) com 10 turmas de acadêmicos do 1º período de Medicina. As principais estratégias pedagógicas utilizadas foram textos, filmes, seminários e atividades práticas em diversos espaços no SUS, bem como outros espaços que de alguma forma dialogam com questões éticas. Os eixos temáticos discutidos durante o semestre são: Bioética e o SUS, ética na pesquisa em seres humanos e animais, Bioética e religião, dilemas éticos, ética e direito e biotecnologias. Todos estes eixos são apresentados aos alunos inicialmente com leitura de textos sobre o tema, após discussão é identificado um campo de prática de cada eixo para visitação do grupo (trabalho de campo). Após esta fase os alunos retornam a sala de aula para discussão da atividade de campo realizada. Os principais resultados desta experiência junto aos estudantes de Medicina revelaram um maior envolvimento dos alunos com a temática, maior participação de todo grupo com o tema proposto, potencializar a capacidade de análise através de resenhas escritas e possibilitar conhecimento da Rede SUS local no início da graduação contextualizando com as principais questões no campo da Bioética envolvido na atenção e assistência a saúde.